São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto 'serena os ânimos'

DA AGÊNCIA FOLHA, EM IGUARAÇU

O fazendeiro Francisco Fraccaroli, 55, o primeiro a ceder terras ao projeto, acha que a experiência "serena os ânimos no campo, mostrando que existem alternativas para a questão da terra".
Segundo Fraccaroli, proprietário de 1.945,6 hectares no município paranaense, o projeto Terra Solidária mostra que a distribuição de terra pelo governo federal "pode não ser o único caminho para viabilizar a reforma agrária".
Ele disse que o projeto "satisfaz ao proprietário, que tem o retorno pela cessão, e a quem precisa produzir, que se qualifica até para ser um futuro proprietário".
O fazendeiro Henrique Perez, 66, está arrependido de ter cedido apenas seis hectares para o projeto: "Para o próximo ano, vou aumentar bem mais a minha contribuição. O programa dá satisfação para todos os lados", afirmou.
Segundo Perez, o fato de ele morar na cidade o tem auxiliado a ver o crescimento individual dos bóias-frias envolvidos, e isso, para ele, "é bastante gratificante".
O sucesso do projeto levou outros proprietários a se interessar pela cessão de áreas. Um deles é Marcos Braz, empresário de construção civil. "Neste ano não deu para participar, mas já avisei ao prefeito que estarei engajado na próxima safra", afirmou.

Texto Anterior: Pacto agrário une fazendeiro e sem-terra
Próximo Texto: Incra ignora a proposta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.