São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto faz paródia de "Macbeth"

MÔNICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O personagem de Alfred Jarry nasceu em 1896, no "Théâtre de l'Ouvre", um teatro de Pigalle, em Paris. A estréia da peça incluiu vaias, brigas e discussões na platéia. Jarry tinha 23 anos.
Um palavrão detonava o texto. Fez o público atirar objetos no elenco e nos telões feitos pelo pintor Toulouse-Lautrec. Mas coroou o personagem barrigudo de tom rabelaisiano como um porta-estandarte da modernidade.
Ubu foi inspirado em um professor de Física de Jarry totalmente desrespeitado pelos alunos. A peça é uma paródia de "Macbeth" passada na Polônia, em um tempo indefinido. "Nas primeiras cenas, quando Mãe Ubu incita Pai Ubu a matar o rei, ela é a própria Lady Macbeth", diz Cacá Rosset.
"Jarry tem outras peças do 'ciclo' como 'Ubu Cornudo', 'Ubu sobre a Colina' e 'Ubu Acorrentado'. Nessa última, ele é escravo e promove uma revolução. Seria um 'Ubu 2'. Pensei em montar", diz Rosset.
(MM)

Texto Anterior: Núcleo 2 prepara estréia "Quíntuplos"
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.