São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cartão postal gigante' ganha mostra no MIS

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Abre no dia 5 de março, no MIS, a mostra de uma tela panorâmica feita pelo fotógrafo carioca Valério Vieira (1862-1941), que resgata a imagem da cidade de São Paulo no início dos anos 20.
Medindo 14,2 metros por 1,6 metro, com um ângulo de visão de 180 graus, é o cartão postal gigante da cidade. A sua confecção foi financiada pelo prefeito Rocha Azevedo, com o objetivo de representar a cidade na exposição do centenário da Independência, no Rio, em 1922.
Em 1972, foi exibida pela última vez no Masp, na mostra comemorativa do cinquentenário da Semana de Arte de 22.
Com a inauguração da sede do MIS, em 1975, no bairro do Jardim Europa, o panorama passou a fazer parte de seu acervo.
Vieira, músico, pintor e bem-sucedido fotógrafo no final do século, levou dois anos para realizar o projeto, usando todos seus conhecimentos técnicos e artísticos.
Flagrou a cidade no momento de seu maior burburinho. Das chaminés fumegantes ao movimento dos bondes e dos passantes.
A visão do espaço anuncia a modernização do vilarejo, que já se via cercado pelas fábricas implantadas desordenadamente.
Vieira concretizou sua idéia subindo no ponto mais alto de São Paulo na época, a torre do Liceu Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos.
Fixou a câmera num tablóide giratório, com movimentos precisos para cortes entre uma e outra cena, e obteve sete tomadas.
Não usou filmes de rolos, mas chapas de vidro de 24 cm x 30 cm e uma objetiva, com campo visual entre 35 e 40 graus.
A ampliação foi feita por golpes de luz solar filtrada por uma lente especial, de modo que as emendas não fossem percebidas.
Para revelar as imagens, Vieira ocupou o extinto teatro São Paulo, no bairro do Brás. Os trabalhos duraram dois dias e Vieira foi auxiliado pelos familiares e amigos.
Depois do processamento, o panorama recebeu camadas de tinta a óleo para ressaltar os planos fotográficos e manter sua conservação.
Além do mérito histórico, o trabalho se destaca pela sua originalidade e pelo seu valor iconográfico.
Charles-Henri Favrod, diretor do Musée de l'Élisée, de Lausanne, na Suíça, declarou que o panorama pode ser um dos poucos existentes no mundo.

Exposição: Panorama de Valério Vieira
Onde: MIS (av. Europa, 158, tel. 011/852-9197, zona sul de São Paulo)
Quando: A partir de 5 de março, às 20h; de terça a domingo, das 14h às 22h; até 31 de março)
Entrada: franca

Texto Anterior: Pintores testam a tridimensionalidade
Próximo Texto: Arquitetura inspira coleção da Forum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.