São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas produzem nova enciclopédia

DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe de produção de uma enciclopédia como a que a Folha lança no próximo domingo reúne profissionais que poderiam ser chamados de "especialistas de generalidades".
"São pessoas que têm que ser familiarizadas com os temas tratados, mas que não podem abusar de termos específicos", diz o consultor da "Nova Enciclopédia Ilustrada da Folha", Paulo Geiger, 60.
Membro das equipes que produziram as principais enciclopédias publicadas no país -como a "Mirador" e a "Barsa"-, Geiger afirma que uma obra como essa "deve ter atenção para a 'grande angular' ".
"Não pretendemos ensinar especialistas. Estes recorrem a livros de sua própria área", afirma.
Segundo ele, uma enciclopédia é um "grande acervo de informações, de múltiplos campos, destinadas exatamente para o público em geral".
"Oferece a informação certa e concisa, porque o espaço é vital em um trabalho como esse."
A equipe que está produzindo a "Nova Enciclopédia Ilustrada da Folha" trabalha com o melhor material de quatro enciclopédias: "Oxford", "Cambridge", "Larousse" e "Webster".
Os "enciclopedistas" da Folha ainda adaptaram os verbetes dessas obras à realidade do país e produziram 450 verbetes exclusivamente sobre o Brasil.
Primeiro fascículo
No próximo dia 3, o leitor receberá o primeiro fascículo da enciclopédia, que terá 32 páginas. Também será distribuída a capa dura do volume um, um mapa físico e outro político do mundo.
O leitor deve guardar com cuidado os mapas, já que eles serão usados para ligar o miolo do livro à capa de encadernação.
Juntos, os dois volumes da obra terão 1.008 páginas. São 6.000 verbetes organizados em ordem alfabética e mais de 600 ilustrações, entre gráficos, tabelas, mapas e fotos.
"Em uma enciclopédia, as ilustrações são importantes para acrescentar informações aos verbetes", diz Geiger.
A estrutura dos verbetes da nova coleção foi inspirada na "Enciclopédia Ilustrada Oxford", que também forneceu mapas, gráficos e fotos.
Já a estrutura gráfica, criada especialmente para a nova obra, traz ícones para identificar as grandes áreas do conhecimento a que pertencem os verbetes.
Há oito áreas identificadas com sinais: universo, mundo físico, mundo natural, artes, invenção e tecnologia, história mundial, povos e culturas e Brasil.
A coleção dos fascículos da enciclopédia ficará completa no dia 15 de dezembro deste ano.

Texto Anterior: Ilustrada e Mundo mudam com reformas
Próximo Texto: Clima pode afetar personalidade humana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.