São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU aponta expansão da droga

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas (UNDCP) divulgou ontem relatório em que alerta para o crescimento do consumo de drogas sintéticas, como o ecstasy.
Segundo o relatório, a difusão da droga está superando o aumento do uso da heroína e da cocaína no Reino Unido, Japão, México e Suécia. "No Brasil, já é preocupante o crescimento do uso do ecstasy", diz Giovanni Quaglia, diretor do UNDCP no país. O documento não apresenta números da elevação do uso da droga.
O ecstasy é uma mistura de estimulantes e substâncias alucinógenas, que causa euforia e perda da inibição. A droga altera o ritmo cardíaco, podendo levar ao superaquecimento e à desidratação.
O relatório ressalta que o país "não tem controlado a produção de narcóticos". Recomenda "prioridade" para a adoção de uma nova lei sobre o assunto e diz que "nota que a atual legislação não assegura a prevenção de lavagem de dinheiro".
No ano passado, técnicos da ONU participaram, junto com o Conselho Federal de Entorpecentes, da discussão de um anteprojeto de lei sobre drogas. Há ainda outro projeto sobre o assunto na Câmara. Além disso, o Ministério da Justiça está preparando projeto sobre lavagem de dinheiro.

Texto Anterior: Polícia apreende 106 compridos de ecstasy
Próximo Texto: DP de São Paulo tem fuga de 18 presidiários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.