São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A rainha não quer parar

THALES DE MENEZES

E não é que Martina Navratilova pode voltar a jogar? E logo em Wimbledon, o grande templo do esporte que ela conhece tão bem.
A convicção aparentemente inabalável que Martina exibia a respeito de sua aposentadoria não está suportando o assédio dos organizadores do torneio inglês, que desejam a presença da tenista em mais uma edição do evento.
Se acabar aceitando, Martina vai pisar na grama do sisudo All England Lawn Tennis Club pelo 24º ano consecutivo.
O que mais seduz Martina é a possibilidade de igualar o recorde de 20 títulos em Wimbledon, marca atualmente em poder de sua grande amiga Billie Jean King.
Aos 39 anos, Martina afirma ter "50% de chances de aceitar o convite". Diz que adora jogar na grama. "Eu me sinto no quintal de casa numa quadra daquelas."
Depois de anunciar sua aposentadoria em novembro de 1994, Martina fugiu de seu retiro voluntário no ano passado, aceitando o convite para disputar a chave de duplas mistas de Wimbledon.
Ao lado do norte-americano Jonathan Stark, Martina acabou ficando com título, completando 19 troféus no torneio.
O convite feito pelos organizadores deixa em aberto a chave a ser disputada. Os senhores de Wimbledon gostariam que ela jogasse simples e duplas, mas essa possibilidade parece afastada.
Martina sabe que tem uma reputação a zelar. O título de melhor jogadora de todos os tempos não pode ser comprometido por uma atuação medíocre em Londres.
Por isso, é certo que ela vai recusar o convite de simples, já que não tem mais nas pernas a velocidade suficiente para acompanhar as garotinhas desse esporte cada vez mais precoce.
Se optar pelas duplas femininas, Martina pode fazer equipe com Pam Shriver, uma hipótese que deixa eufórico qualquer fã de bom tênis. Afinal, são as melhores duplistas dos últimos 15 anos, novamente jogando juntas.
Se quiser repetir a dose nas duplas mistas, Jonathan Stark já avisou que aceita com muito prazer o convite para mais um torneio. E é isso que deve acontecer.
E as perspectivas de assistir a classe de Martina no Wimbledon 97 são grandes. Afinal, a jogadora terá 40 anos, uma marca significativa para qualquer pessoa.
Será que Martina não gostaria de provar que ainda teria condições de jogar aos 40 anos?
Tomara. Deuses e deusas são sempre necessários.

Notas
Martina Navratilova tem o recorde de títulos de simples em Wimbledon, com nove conquistas no All England Lawn Tennis Club. Billie Jean King tem apenas seis triunfos nas simples.
*
Billie Jean ganhou dez vezes o torneio de duplas femininas e quatro vezes nas duplas mistas. Martina coleciona dez títulos nas duplas, sendo sete nas femininas e três nas mistas. Curiosidade: para ganhar seu 20º título no torneio, em 1979, Billie Jean formou dupla justamente com Martina.
*
Embora reconhecida como a melhor jogadora da história do tênis, Martina nunca conseguiu muitos contratos de patrocínio, devido à polêmica que cultivou com sua militância homossexual. Agora, aposentada, os convites aumentam. Hoje ela tem oito contratos assinados. Quando era hexacampeã de Wimbledon, tinha apenas quatro contratos -e por valores abaixo do mercado.
*
A última propaganda veiculada com Martina a coloca ao lado daquela que muitos apontam como sua sucessora, a xará suíça Martina Hingis, batizada em sua homenagem. As duas aparecem em comerciais de TV que divulgam uma marca de sucos concentrados.

Texto Anterior: Dirigentes choram lágrimas de crocodilo
Próximo Texto: Pelé 'treina' no Santos e marca dois gols
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.