São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

'Pérola' revela a SP a 'mamma' de Rasi

DA REPORTAGEM LOCAL

A alma italiana está em alta. Além de ser tema de "O Quatrilho", o concorrente brasileiro ao Oscar, é a "famiglia" que fornece a trama para a peça "Pérola", de Mauro Rasi.
Com estréia amanhã em São Paulo, "Pérola" foi sucesso de público no Rio de Janeiro e ganhou seis prêmios Mambembe em 1995 (espetáculo, autor, duas atrizes, ator e iluminação).
"Pérola" era também o nome da "mamma" de Rasi. O texto foi escrito em homenagem a ela, uma toscana moradora da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde nasceu o dramaturgo. Segundo Rasi, a peça foi concebida logo depois da morte de sua mãe.
"Mamma" Pérola, vivida por Vera Holtz na peça, é o dedicado centro da família: o marido, o casal de filhos, a irmã e o genro orbitam em torno da um pouco melodramática e despachada italiana.
Em torno das frustrações e mágoas de Pérola se condensam as cenas. O contraponto é Emílio (Emilio de Mello), alter-ego do autor, que comenta para a platéia os acontecimentos do palco.
Anna de Aguiar faz o papel de Elisa, a filha obscurecida pela personalidade da mãe. Para tentar se livrar dessa inferioridade, ou se vingar dela, Elisa se casa com um pastor evangélico.
É também por reação à força gravitacional de Pérola que sua irmã, a Tia Norma (Sônia Guedes), inventa chantagens e fofocas. Inveja a felicidade da "mamma".
O genro chato e o marido interessado, acima de tudo, em realizar os desejos de Pérola completam "la famiglia" de Rasi.
Para o público, o efeito da italianidade no palco é a mistura de riso e emoção. Riso no qual Mauro Rasi se formou, precursor que é do teatro do besteirol. Emoção na qual se criou, a se levar em conta o fundo autobiográfico da peça.

Peça: Pérola, de Mauro Rasi
Onde: Teatro Jardel Filho (av. Brigadeiro Luís Antônio, 884, tel. 011-605-8433)
Quando: Estréia amanhã, às 21h
Quanto: De R$ 25 a R$ 30

Próximo Texto: Vera Holtz revisita o interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.