São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Modem liga computadores ao mundo

JUSSARA MATURO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O modem é o equipamento que liga o computador ao mundo, via linha telefônica. Com ele, é possível entrar na Internet, conversar com amigos pelo micro ou mandar um fax a partir de seu PC.
A maioria dos computadores multimídia já vem com esse dispositivo. Quem ainda não tem deve tomar alguns cuidados na hora de escolher o equipamento.
O principal fator de escolha é a velocidade de transmissão. Basicamente, há modelos que transmitem a 14,4 mil ou 28,8 mil bits por segundo. A velocidade mais adequada depende do tipo de aplicação que o modem terá.
Se o objetivo for navegar pela Internet ou por BBS, o melhor é comprar logo o modelo mais rápido. A grande desvantagem é que custa quase o dobro do preço dos equipamentos de 14,4 mil bps (uma página de texto com 1,6 mil caracteres por segundo).
"Mas a Internet, por exemplo, cobra por tempo de conexão. Navegar mais rápido, no final das contas, compensa o preço mais alto", diz João Barroso de Souza, diretor de tecnologia da informação da Boucinhas & Campos.
Também é bom saber qual a velocidade do outro modem, avisa Cássio Spina, diretor da Trellis Datacom, que representa a marca GVC. Na ligação entre dois modems diferentes, a transmissão é pela velocidade mais baixa.
Outro fator de escolha é o tipo -placa ou de gabinete para os micros de mesa. No caso dos notebooks, o cartão PCMCIA é o padrão. "Há ainda a versão pocket para os notebooks, que deve desaparecer", diz Roberto Suzuki, engenheiro da Motorola Brasil.
A placa não ocupa espaço no escritório e é mais barata do que a versão gabinete. Mas exige do usuário conhecimento técnico, porque o micro tem de ser aberto e programado. Quem precisar da ajuda de um técnico vai gastar cerca de R$ 30 por hora.
O modelo gabinete ocupa espaço e custa mais. Alguns acham mais simples sua instalação.
Ao transmitir, dá para economizar programando as conexões para horários em que a tarifa telefônica é mais barata, desde que o programa de comunicação permita.
"A maioria dos programas que acompanham os modems não faz isso", diz Marco Boemeke, gerente de produto da Digitel.

LEIA MAIS
sobre modems na pág. 6-3.

Próximo Texto: Os segredos do sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.