São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple licencia sistema dos Macintosh à Motorola

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Apple licenciou à Motorola o sistema operacional "Mac OS", que controla as funções básicas dos micros Macintosh, num esforço para elevar seu faturamento e ampliar a participação de mercado do sistema.
O acordo permite à Motorola sublicenciar o sistema. A empresa poderá produzir componentes compatíveis com Macintosh e vendê-los para fabricantes internacionais de clones, como Pioneer, Radius e Power Computing.
O contrato pode elevar a presença da Apple no mercado corporativo, onde a Motorola atua.
Espera-se que Apple e Motorola lancem, até o final do ano, novas máquinas PowerPC que permitam ao usuário optar por vários sistemas operacionais, incluindo o "Windows NT", da Microsoft, o "OS/2", da IBM, ou o próprio "Mac OS". Por enquanto, esses sistemas não podem funcionar numa mesma máquina.
O sistema da Apple é incompatível com micros que usam os populares chips Intel. Por conta disso, a participação de mercado da Apple caiu de 8,4% em 1994 para 7,8% no ano passado.
"QuickTime"
Os usuários do sistema operacional "OS/2 Warp", da IBM, ganharam versões dos programas "QuickTime" e "QuickTime VR", criados pela Apple.
Agora, os programas multimídia criados originalmente para Macintosh e "Windows" podem ser traduzidos para "OS/2".
O "QuickTime" é utilizado no desenvolvimento de programas com gráficos, sons, vídeo, textos e música. Já o "QuickTime VR" é destinado à realidade virtual e proporciona a sensação de "estar" em uma cena criada com fotos ou imagens de vídeo.
A Apple anunciou melhoria na arquitetura musical do "QuickTime 2.2", que deve chegar ao mercado no final de março.

ONDE SABER MAIS
APPLE LINE: tel. (0800) 12-9080 ou pelo endereço http://www.apple.com na Internet.

Texto Anterior: Produtos combinam funções
Próximo Texto: BBS e Internet trazem planetas e estrelas para o microcomputador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.