São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos combinam funções

JUSSARA MATURO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os modems para computadores pessoais estão perto de seu limite técnico, no que se refere à velocidade de transmissão.
Novos modelos, que chegam ao Brasil em meados deste ano, vão operar a 33,6 mil bits por segundo.
Não é uma diferença tão grande em relação aos atuais 28,8 mil bps. E muitos acreditam que, com a qualidade das linhas telefônicas brasileiras, será muito difícil atingir esse patamar.
Contra essa limitação, os fabricantes procuram oferecer produtos com mais recursos.
São modelos que transmitem voz e imagens ao mesmo tempo, mas ainda de forma rudimentar. Vão custar em torno de R$ 630. E podem servir, por exemplo, para empresas de treinamento.
Cartões PCMCIA -que combinam funções de fax, modem, rede local Ethernet, pager e telefone celular- são outra tendência. Devem bater na casa dos R$ 600.
Outros investem na tecnologia DSDV, com a qual é possível falar, de fato, pela Internet usando microfone e alto-falante.
Mais baratas são as opções com secretária eletrônica ou recursos de programação para passar, por exemplo, uma lista de preços quando acionada determinada tecla. Nesses casos, o micro deve ficar ligado ou se autoligar.
(JM)

Texto Anterior: Modelos digitais são o futuro
Próximo Texto: Apple licencia sistema dos Macintosh à Motorola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.