São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
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As regras da Indy OS TREINOS O procedimento varia conforme o circuito. Nos ovais - treinos livres na sexta-feira e no sábado de manhã. Treino classificatório no sábado à tarde, em que cada piloto dá, sozinho, quatro voltas na pista e vale o melhor tempo Nos mistos - treinos livres nas manhãs de sexta-feira e sábado. Treinos classificatórios nas tardes de sexta-feira e sábado, em que os pilotos vão para a pista em duas baterias de 45 minutos cada: a dos mais lentos e a dos mais velozes. O pole é quem obtiver o melhor tempo, computadas as duas sessões Na US 500, a classificação será igual à das 500 Milhas de Indianápolis, com quatro treinos oficiais. A CORRIDA Grid - obedece ao tamanho do circuito. Normalmente, largam entre 26 e 28 carros, sempre em movimento e depois de voltas de aquecimento, em filas de dois ou três competidores. A largada é sinalizada pela bandeira verde, acionada pelo diretor da prova Pit Stop - o reabastecimento e a troca de pneus são obrigatórios. Geralmente, são duas ou três paradas. Apenas seis integrantes de cada time ficam na área de pit Chuva - não há treinos ou corridas em circuitos ovais com pista molhada. Se não houver treino classificatório, o grid obedece à classificação do campeonato. Se não houver corrida, ela é transferida para o dia seguinte O CARRO comprimento mínimo: 4,82 m comprimento máximo: 4,95 m largura: 1,99 m altura máxima: 0,81 m (do fundo de referência do carro) peso mínimo: 703,7 kg (sem o piloto, nem combustível) motor: oito cilindros em V, 2.650 cc e entre 700 e 850 cavalos de potência. combustível: metanol turbo: os motores são turbinados, mas com limite de pressão em 45 polegadas de mercúrio chassis: há quatro fabricantes: Penske, Lola, Reynard e Eagle pneus: duas fábricas fornecem para a categoria, Goodyear e Firestone assoalho: o fundo do carro não é plano e o efeito-solo é permitido, com restrições para o tamanho dos túneis A PONTUAÇÃO 1º lugar - 20 pontos 2º lugar - 16 pontos 3º lugar - 14 pontos 4º lugar - 12 pontos 5º lugar - 10 pontos 6º lugar - 8 pontos 7º lugar - 6 pontos 8º lugar - 5 pontos 9º lugar - 4 pontos 10º lugar - 3 pontos 11º lugar - 2 pontos 12º lugar - 1 ponto Pole - 1 ponto Maior nº de voltas na liderança - 1 ponto AS BANDEIRAS Amarela - significa que existe algum problema na pista, como um acidente. Enquanto ela for agitada, não pode haver ultrapassagens e os carros são reagrupados atrás do carro madrinha. Sanado o problema, há nova largada Podem acontecer, assim, várias largadas numa mesma corrida, tirando do líder a possível vantagem de tempo em relação aos rivais Azul com faixa diagonal laranja - manda abrir caminho para um carro em condições de ultrapassagem Preta - é mostrada, junto com o número do carro, para que o piloto vá para os boxes, ou para sanar um defeito de seu equipamento, ou para cumprir uma penalização tipo "stop and go" Branca - se sinalizada na linha de chegada, indica que o piloto está iniciando sua última volta na corrida; se aparecer em todos os pontos da pista, significa que há um carro de serviço ou um competidor muito lento no circuito Quadriculada - indica o final da corrida ou de um treino Vermelha - interrompe a corrida ou do treino Texto Anterior: Software vai à Indy Próximo Texto: Segurança inspira as novas regras Índice |
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