São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
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As regras da Indy

OS TREINOS
O procedimento varia conforme o circuito.
Nos ovais - treinos livres na sexta-feira e no sábado de manhã. Treino classificatório no sábado à tarde, em que cada piloto dá, sozinho, quatro voltas na pista e vale o melhor tempo
Nos mistos - treinos livres nas manhãs de sexta-feira e sábado. Treinos classificatórios nas tardes de sexta-feira e sábado, em que os pilotos vão para a pista em duas baterias de 45 minutos cada: a dos mais lentos e a dos mais velozes. O pole é quem obtiver o melhor tempo, computadas as duas sessões
Na US 500, a classificação será igual à das 500 Milhas de Indianápolis, com quatro treinos oficiais.

A CORRIDA
Grid - obedece ao tamanho do circuito. Normalmente, largam entre 26 e 28 carros, sempre em movimento e depois de voltas de aquecimento, em filas de dois ou três competidores. A largada é sinalizada pela bandeira verde, acionada pelo diretor da prova
Pit Stop - o reabastecimento e a troca de pneus são obrigatórios. Geralmente, são duas ou três paradas. Apenas seis integrantes de cada time ficam na área de pit
Chuva - não há treinos ou corridas em circuitos ovais com pista molhada. Se não houver treino classificatório, o grid obedece à classificação do campeonato. Se não houver corrida, ela é transferida para o dia seguinte

O CARRO
comprimento mínimo: 4,82 m
comprimento máximo: 4,95 m
largura: 1,99 m
altura máxima: 0,81 m (do fundo de referência do carro)
peso mínimo: 703,7 kg (sem o piloto, nem combustível)
motor: oito cilindros em V, 2.650 cc e entre 700 e 850 cavalos de potência.
combustível: metanol
turbo: os motores são turbinados, mas com limite de pressão em 45 polegadas de mercúrio
chassis: há quatro fabricantes: Penske, Lola, Reynard e Eagle
pneus: duas fábricas fornecem para a categoria, Goodyear e Firestone
assoalho: o fundo do carro não é plano e o efeito-solo é permitido, com restrições para o tamanho dos túneis

A PONTUAÇÃO
1º lugar - 20 pontos
2º lugar - 16 pontos
3º lugar - 14 pontos
4º lugar - 12 pontos
5º lugar - 10 pontos
6º lugar - 8 pontos
7º lugar - 6 pontos
8º lugar - 5 pontos
9º lugar - 4 pontos
10º lugar - 3 pontos
11º lugar - 2 pontos
12º lugar - 1 ponto
Pole - 1 ponto
Maior nº de voltas na liderança - 1 ponto

AS BANDEIRAS
Amarela - significa que existe algum problema na pista, como um acidente. Enquanto ela for agitada, não pode haver ultrapassagens e os carros são reagrupados atrás do carro madrinha. Sanado o problema, há nova largada
Podem acontecer, assim, várias largadas numa mesma corrida, tirando do líder a possível vantagem de tempo em relação aos rivais
Azul com faixa diagonal laranja - manda abrir caminho para um carro em condições de ultrapassagem
Preta - é mostrada, junto com o número do carro, para que o piloto vá para os boxes, ou para sanar um defeito de seu equipamento, ou para cumprir uma penalização tipo "stop and go"
Branca - se sinalizada na linha de chegada, indica que o piloto está iniciando sua última volta na corrida; se aparecer em todos os pontos da pista, significa que há um carro de serviço ou um competidor muito lento no circuito
Quadriculada - indica o final da corrida ou de um treino
Vermelha - interrompe a corrida ou do treino

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