São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
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Segurança inspira as novas regras

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE; MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

As duas maiores categorias do automobilismo internacional alteraram seus regulamentos para esta temporada em busca de mais segurança.
Contrariando a tendência de anos anteriores, F-1 e Indy se inspiraram uma na outra.
Enquanto a categoria norte-americana provocou a perda de 30% da pressão aerodinâmica de seus carros, a F-1 buscou tornar mais robusto seus modelos na área do cockpit.
O habitáculo, que já era bastante protegido na Indy, ganhou nos F-1 uma estrutura deformável de 7,5 cm de espessura que envolve a cabeça e o tronco do piloto.
Além disso, o cockpit teve suas dimensões ampliadas (de 42 x 65 cm para 52 x 77,5 cm) com o intuito de permitir a rápida remoção em acidentes.
Na Indy, a tentativa de fazer os carros mais instáveis nas curvas -o que força o piloto a diminuir a velocidade- fracassou. O resultado dos testes da pré-temporada apontou modelos até mais rápidos que no ano passado, mesmo com uma diminuição da área dos túneis instalados no assoalho (de 109 x 20,3 cm para 88,9 x 15,2 cm).
Algo parecido ao que aconteceu com a F-1 em 95, quando se tentou prejudicar a aerodinâmica, também sem êxito.
(JHM e TM)

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