São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
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Segurança inspira as novas regras
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE; MAURO TAGLIAFERRI
Contrariando a tendência de anos anteriores, F-1 e Indy se inspiraram uma na outra. Enquanto a categoria norte-americana provocou a perda de 30% da pressão aerodinâmica de seus carros, a F-1 buscou tornar mais robusto seus modelos na área do cockpit. O habitáculo, que já era bastante protegido na Indy, ganhou nos F-1 uma estrutura deformável de 7,5 cm de espessura que envolve a cabeça e o tronco do piloto. Além disso, o cockpit teve suas dimensões ampliadas (de 42 x 65 cm para 52 x 77,5 cm) com o intuito de permitir a rápida remoção em acidentes. Na Indy, a tentativa de fazer os carros mais instáveis nas curvas -o que força o piloto a diminuir a velocidade- fracassou. O resultado dos testes da pré-temporada apontou modelos até mais rápidos que no ano passado, mesmo com uma diminuição da área dos túneis instalados no assoalho (de 109 x 20,3 cm para 88,9 x 15,2 cm). Algo parecido ao que aconteceu com a F-1 em 95, quando se tentou prejudicar a aerodinâmica, também sem êxito. (JHM e TM) Texto Anterior: As regras da Indy Próximo Texto: Inovação chega tarde Índice |
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