São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
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As regras da F-1 O CARRO comprimento mínimo: -- m comprimento máximo: -- m largura máxima: 2,00 m altura máxima: 1,01 m peso mínimo: 595 kg (com o piloto) motor: 3.000 cc, aspirado combustível: gasolina chassis: cada equipe fabrica o seu pneus: todos os times utilizam Goodyear. Sete jogos são permitidos por fim-de-semana de GP assoalho: efeito-solo é proibido. Fundo plano, com prancha de madeira A CORRIDA Grid - largam 22 carros, em filas de dois competidores, na ordem estabelecida na classificação. A luz verde é mostrada para que os carros dêem a volta de aquecimento. Quando todos estiverem de volta ao grid e completamente parados, a luz vermelha é acionada. A luz verde, que sinaliza a largada, acende em um intervalo de quatro a sete segundos Pit Stop - o reabastecimento e a troca de pneus são permitidos. O número de paradas depende das condições da pista e da estratégia dos times. Não há limite de mecânicos no pit -em geral, ficam 14 OS TREINOS A partir desta temporada apenas o treino oficial de sábado será classificatório. Ele acontece semrpe no sábado que antecede a corrida, entre 13h e 14h (horário local). Cada carro pode dar apenas 12 voltas. O treino de sexta, no mesmo horário, ganha caráter de livre. As sessões livres matutinas, nos dois dias, permanecem. Elas acontecem sempre das 9h30 às 11h15 (duas sessões de 45 minutos com intervalo de 15 minutos). A PONTUAÇÃO 1º lugar - 10 pontos 2º lugar - 6 pontos 3º lugar - 4 pontos 4º lugar - 3 pontos 5º lugar - 2 pontos 6º lugar - 1 ponto AS BANDEIRAS Vermelha - interrompe a corrida Branca - indica que há carro de serviço ou competidor muito lento na pista Preta - mostrada com o número do carro para que o piloto pare nos boxes em no máximo três voltas para dar esclarecimentos ao diretor de prova Preta/branca diagonal - alerta o piloto que está tendo atitude antidesportiva na pista. É seguida pela bandeira preta caso o mesmo piloto não altere sua conduta Preta com círculo vermelho - mostrada com o número do carro alerta para falha mecânica e sinaliza que o competidor deve parar nos boxes para saná-la Azul (estática) - carro mais rápido se aproxima Azul (agitada) - carro mais rápido tenta ultrapassar Amarela com listras vermelhas (estática) - óleo ou água na pista Amarela com listras vermelhas (agitada) - pista escorregadia Amarela (estática) - perigo à frente, competidor deve reduzir a velocidade Amarela (agitada) - perigo à frente, competidor deve reduzir a velocidade e se preparar até para parar Verde - anula a bandeira amarela. Também sinaliza início da volta de aquecimento. Safety Car - sua entrada é decidida pelo diretor de prova e pode acontecer a qualquer tempo a partir da terceira volta. Os pilotos deverão manter a ordem da corrida enquanto seguem o carro-madrinha. É utilizado apenas em circunstâncias de grande perigo como, por exemplo, chuva intensa ou presença de detritos na pista. Fiscais deverão sinalizar bandeira amarela em todo o circuito até que a intervenção acabe Quadriculada - indica final de treino ou corrida Texto Anterior: Inovação chega tarde Próximo Texto: O calendário automobilístico Índice |
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