São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
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Venda de novos itens rende US$ 388 mi

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A exportação de produtos que o Brasil tradicionalmente não vendia ao Japão rendeu ao país US$ 388 milhões no ano passado.
No ano passado, por exemplo, pelo menos duas empresas brasileiras venderam pranchas de surfe, o que rendeu cerca de US$ 100 mil.
A maioria destes novos produtos, no entanto, são do setor agropecuário mas também do setor têxtil e de alimentos industrializados.
Para incentivar as vendas destes produtos itens, o Ministério da Indústria e Comércio (MICT) criou o Programa Novos Pólos de Exportação.
O programa pretende justamente identificar novos nichos de mercado nos quais o "made in Brazil" possa levar vantagens.
Segundo Joseph Tutundjian, vice-presidente da Cotia Trading, os principais produtos que o país tem boa chance para incrementar as exportações para o Japão são aqueles do setor agropecuário.
Tutundjian destaca os óleos vegetais, açúcar, frutas e ainda a carne de frango.
As exportações deste último item, por sinal, cresceram no ano passado 35% em relação ao ano anterior. No ano passado, as exportações somaram US$ 203 milhões, contra US$ 150 milhões em 94.
Outro exemplo de produto não-tradicional é o chocolate e ainda outros produtos de confeitaria. Juntos esses itens renderam US$ 2 milhões. Já a venda de produtos de seda rendeu US$ 48 milhões.
Por esse motivo, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura em Tóquio, no dia 12, uma mostra de produtos brasileiros.

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