São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Venda de novos itens rende US$ 388 mi
LUIZ ANTONIO CINTRA
No ano passado, por exemplo, pelo menos duas empresas brasileiras venderam pranchas de surfe, o que rendeu cerca de US$ 100 mil. A maioria destes novos produtos, no entanto, são do setor agropecuário mas também do setor têxtil e de alimentos industrializados. Para incentivar as vendas destes produtos itens, o Ministério da Indústria e Comércio (MICT) criou o Programa Novos Pólos de Exportação. O programa pretende justamente identificar novos nichos de mercado nos quais o "made in Brazil" possa levar vantagens. Segundo Joseph Tutundjian, vice-presidente da Cotia Trading, os principais produtos que o país tem boa chance para incrementar as exportações para o Japão são aqueles do setor agropecuário. Tutundjian destaca os óleos vegetais, açúcar, frutas e ainda a carne de frango. As exportações deste último item, por sinal, cresceram no ano passado 35% em relação ao ano anterior. No ano passado, as exportações somaram US$ 203 milhões, contra US$ 150 milhões em 94. Outro exemplo de produto não-tradicional é o chocolate e ainda outros produtos de confeitaria. Juntos esses itens renderam US$ 2 milhões. Já a venda de produtos de seda rendeu US$ 48 milhões. Por esse motivo, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura em Tóquio, no dia 12, uma mostra de produtos brasileiros. Texto Anterior: Poucos itens concentram exportações Próximo Texto: Emigrante compra CDs brasileiros Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |