São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Competição rege toda a cadeia

ESPECIAL PARA A FOLHA

Na questão da qualidade do leite dois aspectos merecem ser destacados.
O primeiro é a falta de uniformidade, entre as indústrias, para dimensionar esse atributo. Muitas vezes são incluídas exigências que nada têm a ver com a qualidade.
O segundo aspecto diz respeito à legislação que regulamenta a qualidade do leite. Ela deve ser alterada de modo a impedir a comercialização do leite de baixa qualidade.
A descentralização da inspeção foi um retrocesso, porque muitos municípios e até Estados, por razões econômicas e políticas, relaxaram por completo a inspeção.
A principal justificativa dos que discordam dos três componentes do sistema de preço é de que eles penalizam o pequeno produtor.
Tal justificativa induz ao raciocínio de que se deve proteger o pequeno das leis do mercado.
Essa argumentação pode até fazer sentido no curtíssimo prazo, mas não tem sustentação a médio e, muito menos, a longo prazo.
O desenvolvimento sócio-econômico do pequeno produtor passa pela sua inserção crescente no mercado.
A liberação do mercado de leite, a queda da inflação e a abertura comercial provocaram forte efeito na competição industrial e na redução das margens de comercialização.
As indústrias pressionarão, cada vez mais, por pagamentos diferenciados, considerando os critérios de quantidade e qualidade.
A competição não deverá se resumir apenas ao produto industrial já acabado e sim a toda a cadeia.
Leva vantagem o complexo que administrar bem os conflitos internos. Desarmonia enfraquece o competidor.
A manutenção da harmonia interna é dificultada pela divergência de objetivos dos diferentes grupos de produtores.
Por exemplo, enquanto 49% dos grandes produtores concordam com o pagamento de quota e excesso, apenas 19% dos pequenos produtores têm essa opinião.

Texto Anterior: Produtor quer receber pela qualidade
Próximo Texto: CALENDÁRIO RURAL 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.