São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor quer receber pela qualidade

SEBASTIÃO TEIXEIRA GOMES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pesquisa realizada com 1.000 produtores de leite em Minas Gerais, no final de 95, revelou que apenas 24% deles concordam com o sistema de pagamento que considera preços diferentes para o leite-quota e o leite-excesso.
À primeira vista, esse resultado é surpreendente, visto que essa prática já é antiga no Brasil.
O fato é que o produtor não se ajustou a esse sistema pela inconstância de sua aplicação. Em alguns anos o sistema é praticado, em outros não, dependendo da necessidade menor ou maior da indústria.
Essa inconstância deixa o produtor na dúvida se deve ou não investir, para fazer uma elevada quota no período da seca e depois se beneficiar na época das águas.
A inconstância da prática do sistema quota e excesso é típica de países que têm déficit da produção. Nada tem a ver com a liberação de preço, como alguns acreditam.
Também entre os que discordam, a justificativa é de que esse sistema prejudica o pequeno produtor.
A bonificação por volume de leite é defendida pela indústria, em razão da economia de escala.
A força da economia de escala irá, com certeza, implantar definitivamente esse critério de pagamento, criando, como consequência, muitas dificuldades para as cooperativas, onde as decisões dependem de regimentos que asseguram direitos iguais para todos.
A pesquisa mostra ainda que 73% dos entrevistados concordam com o sistema de pagamento do leite que considera o preço-base mais bonificação por qualidade.
Também aqui a justificativa mais frequente é que esse sistema prejudica o pequeno produtor.
A maior competição na indústria tem contribuído para a diversificação da produção industrial e ampliação do número de derivados lácteos mais nobres.
Essa é a razão da indústria apoiar esse critério de pagamento, que tem a concordância da maioria dos produtores.

Texto Anterior: Empresa desenvolve milho letal a insetos
Próximo Texto: Competição rege toda a cadeia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.