São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combate ao cancro; No cerrado; Ira; Proteção sob suspeita; Jovem Cientista; Inscrições; Café importado; Escassez; Alta; Novo amendoim; Custo menor; Prêmio

Combate ao cancro
A Embrapa lança, amanhã, em Conquista (MG), a variedade de soja MGBR-46, resistente ao cancro da haste, à mancha olho-de-rã, à pústula bacteriana e ao fogo selvagem.

No cerrado
Também conhecida como Conquista, a nova variedade tem potencial produtivo de 3.000 quilos por hectare. A Conquista é destinada ao plantio em Minas Gerais e Mato Grosso.

Ira
O presidente da Ocepar, Dick Carlos de Geus, ficou irado com a recusa do Ministério da Indústria e Comércio em aplicar uma taxação compensatória sobre o algodão importado dos EUA.

Proteção sob suspeita
"Quem os técnicos desse ministério estão protegendo: os produtores de algodão norte-americanos ou os importadores brasileiros?", disse Geus.

Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista tem como tema este ano "Qualidade e Produtividade na Agricultura".

Inscrições
As inscrições para o concurso encerram-se no próximo dia 29 e devem ser enviadas para o CNPq, pelo tel. (061) 348-9410.

Café importado
Dez torrefadoras brasileiras conseguiram liberar guias para importar 10 mil sacas de café das Américas do Sul e Central.

Escassez
Segundo Luiz Roberto Gonçalves, diretor da Café do Ponto, uma das dez torrefadoras, as compras estão sendo motivadas pela escassez do produto no país e pela demora do governo na liberação de seus estoques reguladores.

Alta
No final de janeiro, os preços da matéria-prima subiram 30%. Por isso, diz Gonçalves, as torrefadoras também aumentaram os preços ao consumidor (15% a 18%).

Novo amendoim
O IAC lançou nova variedade de amendoim, a IAC Caiapó, cujas sementes são maiores do que a comum, com teor de óleo 3% superior às plantadas atualmente.

Custo menor
Ela reduz em 30% o custo com sementes, pois seu plantio é feito em espaçamentos largos, com menos sementes por área.

Prêmio
Segundo o Ministério da Agricultura, o produtor que plantar trigo segundo o zoneamento agroclimático pagará menos Proagro.

Texto Anterior: Falta pesquisa sobre impacto na natureza
Próximo Texto: Chuvas continuam em SP e favorecem a agricultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.