São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Donos são responsáveis por revisão de aviões
DA REPORTAGEM LOCAL Os aviões brasileiros são fiscalizados uma vez por ano pelo DAC (Departamento de Aviação Civil). Durante doz e meses, os responsáveis pela manutenção das aeronaves são os seus proprietários."Temos 10.500 aviões no país. Seria impossível e desnecessário aumentar o intervalo dessa inspeção oficial. No decorrer do ano, realizamos vistorias especiais, uma espécie de blitz, para checar as condições dos aviões em vários aeroportos do país", disse o diretor da Seção de Vistorias do Serac-4 (Serviço de Aviação Civil), Wanderley Costa, órgão ligado ao DAC. Segundo o chefe do Serac-4, coronel Juan Henrique Vergara, os proprietários são responsáveis pelo cumprimento das exigências de manutenção dos seus aviões. "O avião pode ser revisado em oficina própria de sua empresa ou em uma oficina homologada pelo DAC", informou Vergara. Após um ano de operação de um avião, o proprietário da aeronave preenche a "Ficha Anual de Manutenção" e a entrega ao Serac, que analisa o procedimento de manutenção nos últimos doze meses. "Os dono de um avião dificilmente deixa de cumprir as exigências de manutenção e segurança. Caso contrário, não recebe o certificado de navegabilidade e seu avião fica proibido de voar. Além disso, os donos de avião negligentes com segurança perdem o direito ao seguro, em caso de roubo ou acidente da aeronave. Na Transamérica, uma das três empresas que fazem manutenção de aviões a jato no aeroporto de Congonhas, as vistorias seguem rigorosamente os manuais dos fabricantes, disse Luiz Carlos Morganti, 42, gerente de manutenção da empresa. No caso dos aviões Learjet, como o que transportava os Mamonas Assassinas, elas são feitas após 300, 600 e 1.200 horas de vôo. Aos 12 anos ou 7.200 horas de vôo, os Learjet passam por sua vistoria mais minuciosa. "O avião é inteiramente desmontado. São feitos mais de 300 raios x de todas as partes do aparelho para identificar possíveis trincas e rachaduras", afirmou o gerente. Texto Anterior: Advogados divergem Próximo Texto: Cantor diz que vai evitar vôo noturno Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |