São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Fonoaudióloga atua na criação teatral

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A dissertação "Voz do ator: A partitura da ação", na área de fonoaudiologia, propõe romper com a idéia de que o papel do fonoaudiólogo em uma montagem teatral é apenas cuidar, através de algumas técnicas, da voz dos atores.
"Eu quero conseguir que o trabalho de voz seja também condutor da criação teatral, e não uma coisa separada", diz a fonoaudióloga Lucia Helena Gayotto, 31.
Para isso, ela desenvolveu o conceito de ação vocal: "Uma voz com corpo e alma ativos, que intensifica a vida e a atualidade do personagem (teatral)".
A pesquisa para compor a dissertação foi desenvolvida com três atores -embora, inicialmente, a fonoaudióloga tenha sido chamada para socorrer a voz de um ator.
A peça em questão era "Ham-let", tradução e adaptação da "Hamlet" shakespeariana, feita pelo diretor do Teatro Oficina, Zé Celso Martinez Correa, o crítico de teatro da Folha Nelson de Sá e o ator Marcelo Drummond.
Foi observando o trabalho dos atores dessa peça que Gayotto se colocou a pergunta: "Como trabalhar a voz colocando-a não apenas a serviço do ator, mas também do personagem?" E dessa indagação surgiu a "ação vocal".
Segundo ela, "na busca de mapear e estudar a ação vocal no trabalho de preparação de voz, pesquisei as anotações que os atores fazem no texto teatral e absorvi, durante ensaios e peças, um pouco do trabalho de interpretação no texto, elaborando, a partir daí, um registro da voz cênica do ator, o qual denominei partitura vocal."
Para Gayotto, "definir ação vocal e mostrar como ela se dá na voz cênica dos atores, por meio de análise de partituras vocais, abre um campo de intervenção e de compreensão da voz no teatro e, portanto, traz subsídios ao trabalho fonoaudiológico de preparação vocal, assim como constitui ferramentas para que o ator disponha de mais recursos na construção vocal de seus personagens".
(FR)

Texto Anterior: Para supervisores, reforma foi autoritária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.