São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudar de casa pode ser fácil e proveitoso

LUCIANA BENATTI

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Organização e planejamento evitam transtornos e facilitam a vida de quem precisa ir de um lugar a outro

Mudar de casa não precisa ser um grande transtorno. Para aqueles que encaram as mudanças como algo complicado e uma fonte de muitas preocupações, planejamento e organização são palavras-chaves para poder atravessar esse momento com tranquilidade.
O planejamento deve começar com uma certa antecedência. Ele envolve etapas que, na maioria das vezes, são esquecidas. Por exemplo: uma mudança é uma ótima oportunidade para fazer uma boa limpeza nos objetos da casa.
Objetos, roupas e móveis que não serão úteis na nova casa não devem ser transportados. Além de entupirem o novo espaço, acabam gerando despesas desnecessárias.
Antes de procurar uma transportadora, é preciso fazer um levantamento de todos os bens que serão transportados. Só com ele as empresas fornecem um orçamento.
Seguro obrigatório Os preços variam muito, mas dependem basicamente da quantidade e do tipo dos objetos que serão transportados, além da distância.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, mudar para um apartamento de dois dormitórios custa entre R$ 400 e R$ 1.200.
Mas, para obter um orçamento mais preciso, o ideal é pedir a visita de um funcionário da empresa. Elas não costumam cobrar por esse serviço -mas certifique-se antes.
Seguro obrigatório
Após escolher a transportadora, é preciso atenção na assinatura do contrato (leia texto abaixo). E lembrar que o seguro é obrigatório (1% sobre o valor declarado).
É importante preencher com critério o formulário do seguro, no qual é atribuído um valor a cada objeto que será transportado.
No caso de algum problema, o valor reembolsado pelos objetos danificados será calculado sobre o estimado no formulário.

Texto Anterior: IPTU é maior fonte de recursos
Próximo Texto: Dicas para uma mudança tranquila
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.