São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micareta surgiu em Feira de Santana nos anos 70

ISABEL GNACCARINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mas o que é mesmo uma micareta?
Quem já foi ao Carnaval da Bahia sabe que as micaretas acontecem por todo o Estado, nas semanas subsequentes ao final do Carnaval.
Para não perder o pique, as cidades vizinhas de Salvador e todo o Nordeste acolhem baianos e turistas de todas as partes do Brasil e de fora dele.
Os trios elétricos se deslocam e levam atrás de si milhares de pessoas (os chamados pipocas). Entre elas, os insatisfeitos com a folia dos quatro dias regulamentares e os inconformados em terem perdido a festa.
A origem da micareta está na cidade baiana de Feira de Santana, quando, na década de 70, por causa de fortes chuvas e inundações, o prefeito da cidade cancelou o Carnaval em toda a região.
Mas a cidade, inconformada, resolveu realizar seu tradicional Carnaval de rua de qualquer maneira, quando a situação voltou ao normal. Fora da data oficial, este Carnaval iniciou a já tradicional micareta.
Hoje, são dezenas de micaretas por todo o Brasil, inclusive nas cidades do sudeste e sul do país. As mais famosas são as de Fortaleza, Recife, Natal, Aracaju, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.
(IG)

Texto Anterior: Cidade tem hoje Carnaval fora de época
Próximo Texto: Nada é mais deprimente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.