São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
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Juro menor sustenta as vendas em março

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Queda nas taxas de juros e aumento nos prazos de pagamento das lojas mantêm firme o ritmo de consumo neste mês.
O SPC, serviço da Associação Comercial de São Paulo, mede o desempenho da venda a prazo.
"O lojista que alongou os prazos de pagamento para o cliente e reduziu as taxas de juros não tem do que reclamar", diz Emílio Alfieri, economista da associação.
Crediário
Na sua análise, neste primeiro trimestre, a procura pelo crediário deve aumentar entre 4% e 4,5%, em relação a igual período de 95.
A venda à vista, diz Alfieri, perdeu fôlego neste mês. Do dia 1º ao dia 20, o número de consultas ao Telecheque cresceu 5,4% sobre igual período de fevereiro. "Só que, normalmente, nesta época, o aumento é de 15%."
Sobre igual período de 95, o crescimento é de 36,4%. É que o serviço está sendo mais usado por causa do risco da inadimplência.
Cai faturamento
O faturamento do comércio neste mês deverá ser 20% menor, em média, do que o de março do ano passado. Sobre fevereiro, é esperado aumento de 10% a 11%, informa a Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Vladimir Furtado, economista da federação, diz que a queda de 20% sobre março de 95 é explicada pelo fato de neste período, em 95, ter sido o pico de vendas das lojas.
"A tendência agora é de ir diminuindo a queda de faturamento sobre 95." Segundo Furtado, o comércio termina 96 com receita de 2% a 4% maior do que a de 95.

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