São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Localizada vala comum na Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Investigadores do Comitê contra Crimes de Guerra do governo bósnio localizaram ontem em uma caverna, no noroeste da Bósnia, o que dever ser uma vala comum.
Segundo Refik Hodzic, membro da comissão, cerca de 120 corpos de muçulmanos e croatas podem estar enterrados no local.
Hodzic disse que sobre os cadáveres foram jogados restos de animais e escombros para esconder o local, 50 km a leste de Bihac.
A caverna é próxima a um dos piores campos de concentração sérvios: Omarska, fechado em 1992, após a imprensa divulgar imagens que recordavam os campos de extermínio nazistas.
Em Sarajevo, a Otan (a aliança militar ocidental) enviou soldados para o subúrbio de Dobrinja para controlar as crescentes tensões entre muçulmanos e sérvios.
Pelo acordo de paz, a linha que divide a cidade entre sérvios e a federação muçulmano-croata passa dentro das casas dos moradores.
Dobrinja é o único subúrbio que não foi unificado a Sarajevo.
Conversações para resolver o impasse estão sendo realizadas em Vukovar, na Croácia, com a presença da embaixadora dos EUA na ONU, Madeleine Albright.
Rebeldes sérvios apedrejaram o carro de Madeleine e a chamaram de "prostituta" e "fascista".

Texto Anterior: Peres ameaça atacar sul do Líbano
Próximo Texto: Empresário compra e doa o manuscrito de Einstein
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.