São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China quer 'mar de fogo'

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

A aproximação do porta-aviões norte-americano Nimitz ao estreito de Taiwan assustou a China, que prometeu jogar os "invasores num mar de fogo".
Com suas atuais manobras militares, a China mostra que reúne condições para vencer um confronto, publicou "Wen Wei Po", jornal de Hong Kong controlado por Pequim.
Os EUA montaram sua maior mobilização naval na Ásia desde o fim da Guerra do Vietnã, em 1975.
O Nimitz e seus navios de apoio devem chegar à região de Taiwan amanhã ou domingo, para se juntar ao porta-aviões Independence.
A rota do Nimitz não foi revelada. O Independence não está no estreito de Taiwan, mas a leste da ilha.
Se navegar pelo estreito de Taiwan, o Nimitz aumentará as chances de um choque com as tropas chinesas, empenhadas nas manobras militares, o que poderia levar a um conflito armado.
Peso político
Os EUA dizem que seus navios não estão em operação de combate e buscam monitorar os exercícios chineses. Mas a mobilização sinaliza apoio a Taiwan.
Deputados americanos aprovaram na terça passada moção que prevê apoio militar dos EUA a Taiwan caso a ilha seja atacada.
A decisão tem, sobretudo, peso político, pois não obriga a Casa Branca a seguir tal recomendação.
A China classificou a resolução como "detestável". Disse que a venda de armas defensivas dos EUA a Taiwan corresponde a uma ação "irresponsável".
A China quer expandir manobras no estreito de Taiwan, apesar do mau tempo. Forças chinesas ensaiaram invasão em ilhas da região controladas por Pequim.
(JS)

Texto Anterior: Taiwan acelera campanha eleitoral
Próximo Texto: À espera do ataque; Personalidades; Ausências; Oportunidade rara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.