São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À espera do ataque; Personalidades; Ausências; Oportunidade rara

À espera do ataque
A ameaça de um ataque das tropas comunistas levou Taipé a construir ampla rede de abrigos antiaéreos. A capital conta com 40 mil abrigos, com capacidade para acomodar cerca de 2 milhões de pessoas, a população total da cidade.

Personalidades
Dona de uma das economias mais dinâmicas da Ásia, Taiwan convidou vedetes do capitalismo mundial para acompanhar suas eleições. Yegor Gaidar, ex-premiê russo e arquiteto da terapia de choque aplicada pelo governo Ieltsin em 1992, desembarcou em Taipé acompanhado da mulher.

Ausências
Taiwan reúne 14.313.274 eleitores, dos quais 5.896 são chineses que vivem no exterior. Cerca de 30% dos chineses que planejavam votar desistiram de vir a Taiwan com medo de um conflito com a China, avalia a Prefeitura de Taipé.

Oportunidade rara
Dissidentes chineses no exílio aproveitaram a eleição presidencial para visitar Taiwan e atacar o governo de Pequim. Chai Ling, líder do movimento pró-democracia da praça Tiananmen em 1989, veio dos EUA e disse que a China teme mais a democracia do que a independência de Taiwan.

Texto Anterior: China quer 'mar de fogo'
Próximo Texto: Candidatura do Partido Verde dificulta vitória de Bill Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.