São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobe número de cheques sem fundos no país

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A emissão de cheques sem fundos continua alta no Brasil. Do dia 1º a 20 de março, o número de cheques sem fundos aumentou 14,15% sobre igual período de fevereiro.
O levantamento, feito pela Teledata, empresa que dá garantia de cheques, mostra também que o número de cheques sem fundos neste mês é um pouco menor -3,27%- do que o registrado em igual período de 1995.
Deolinda Victória, gerente de marketing da Teledata, diz que os cheques sem fundos verificados em março foram passados no final do ano passado e no início deste.
"Os números mostram que o consumidor gastou demais nas férias e no Carnaval." Do total de cheques consultados e garantidos pela Teledata, os cheques sem fundos representaram 3,55% nos primeiros 20 dias deste mês.
Em março do ano passado, conta Deolinda, eles participaram com 3,67% -recorde do ano de 1995. Nos seus cálculos, neste mês, este percentual pode bater em 3,60%.
Em janeiro, o número de cheques sem fundos representou 2,55% do total de cheques consultados e garantidos pela empresa. Em fevereiro, participou com 3,11%.
A emissão de cheques sem fundos está crescendo, diz Deolinda, porque o real segura os preços e isso estimula os gastos.
"Os cheques pré-datados são um perigo. São fáceis de emitir e de difícil controle." Para ela, o risco de receber cheque para 30 dias ou mais é o dobro do que receber para pagamento no ato da compra.
Cheque roubado
O número de cheques roubados representou 0,77% do total de cheques consultados e garantidos pela Teledata do dia 1º a 20 deste mês.

Texto Anterior: Mesbla deve faturar R$ 9 mi em 3 dias
Próximo Texto: Chile faz acordo comercial com Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.