São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morozowics traz clássicos cantados em Goiás

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O maestro Norton Morozowics, 48, criou e foi por 12 anos o titular da Orquestra de Câmara de Blumenau. A orquestra faliu em 92, vítima do fim da Lei Sarney e da retração financeira dos patrocinadores.
Morozowics é hoje professor da Universidade de Goiás. O selo Paulus está lançando em dois CDs uma amostragem de seu novo trabalho.
O primeiro traz 32 canções -entre elas, as 18 da série "Liebeslider", op. 51, de Brahms-, e o segundo três missas e uma cantata de Natal de autores brasileiros.
Eis os principais trechos da entrevista de Morozowics à Folha.
Folha - O que significa fazer música de câmara em Goiânia?
Norton Morozowics - O Brasil é uma surpresa incrível. Quando menos se espera há o encontro de talentos espalhados por todo canto. A escola de canto em Goiânia é um primor. A cidade também possui tradição musical em piano.
Folha - Quem são os cantores que o sr. selecionou como solistas?
Morozowics - Marília Álvares é uma soprano, professora do Instituto de Artes. Formou-se há dois anos. Ângela Barra tem mestrado na Universidade de Indiana (EUA). Há o barítono Angelo Dias e o tenor Edward Stein, um recém-graduado com um timbre raríssimo.
Folha - Como surgiu o projeto de fazer essas gravações?
Morozowics - Surgiu de um curso sobre música de Câmara, que fiz em Goiânia como professor convidado, depois que a experiência de Blumenau chegou ao fim.
Folha - Não há nisso um pouco do velho projeto de Villa-Lobos, para quem a voz e o talento dariam música ao Brasil bem mais que a complexidade cara das orquestras?
Morozowics - Exatamente. Exige-se só a voz e a musicalidade. Voltei para um lado que não era minha especialidade. Em Blumenau a gente tinha cordas. Em Goiânia temos as vozes.

Lançamento: Paulus
CDs: "Música Sacra Brasileira" e "Canções Alemãs e Brasileiras"
Intérpretes: Coro de Câmara da Universidade Federal de Goiás e solistas vocais acompanhados de piano a quatro mãos
Direção Musical: Norton Morozowics

Texto Anterior: Multimídia vai unir Brasil e Canadá
Próximo Texto: Angélica estréia em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.