São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mau tempo prejudica força de manobras militares

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O Ministério da Defesa de Taiwan disse ontem não ter detectado sinais de preparativos de novas manobras militares chinesas. O mau tempo impediu que a atual fase de exercícios atingisse maior intensidade, avaliou Taipé.
A China continuou seus ataques verbais contra os EUA. Sobre a aproximação do porta-aviões Nimitz, disparou o jornal "Defence Daily", do Ministério da Defesa: "Tio Sam prepara mais um de seus velhos truques".
Segundo o "Defence Daily", a ação americana representa tentativa dos EUA de implementar sua "política de poder e hegemonia". A China argumenta que a disputa com Taiwan é "assunto interno".
Os EUA afirmam que seus navios não estão em operação de combate e que buscam apenas monitorar as manobras chinesas.
Os exercícios militares chineses entraram em sua terceira fase na segunda e devem terminar depois de amanhã. As manobras usaram mísseis e munição real.
Taiwan estima que a China pode continuar os exercícios para manter a pressão. Pequim afirmou que as manobras demonstram o "controle do estreito de Taiwan".
(JS)

Texto Anterior: Taiwan realiza eleição histórica hoje
Próximo Texto: Calma volta à ilha de Quemoy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.