São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como saber a idade da árvore?

Gean Claude Alves de Holanda, estudante, Alegre (CE)
José Rubens Pirani, do Instituto de Biociências da USP responde:
"Para diversas espécies de árvores cultivadas pelo homem, a altura ou o diâmetro de seu tronco são suficientes para estimar sua idade mínima.
"Mas a maneira mais segura de saber a idade de árvores é por meio da análise de sua madeira.
"Nas regiões de climas frios ou temperados, as árvores têm, durante o inverno, um período de dormência do tecido chamado câmbio vascular, responsável pela produção de células que compõem a madeira.
"Na primavera, o câmbio retoma sua atividade produzindo o chamado lenho primaveril (com muitas células de diâmetro largo), e em seguida, no verão, forma o câmbio estival (onde predominam células de menor diâmetro).
"O período de crescimento do lenho cessa em meados do outono para iniciar novo período de dormência.
"Com esse ritmo alternado anualmente se produzem os anéis de crescimento na madeira da árvore, que nos informam quantos anos ela tem.
"Em árvores de climas quentes ou tropicais, onde não há invernos tão rigorosos, podem ocorrer camadas de crescimento com outros padrões. O ritmo de formação dessas camadas ainda não está estabelecido para espécies tropicais. Sabe-se que em algumas pode ser de seis meses, dois anos, ou também anual".

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo-SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Gene age contra os erros
Próximo Texto: Equipe bate recorde de transmissão de bits
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.