São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe bate recorde de transmissão de bits

DO "LE MONDE"

Enquanto o mais comum dos mortais se contenta com linhas telefônicas transmitindo 14.400 unidades de informação (bits) por segundo, pesquisadores japoneses e norte-americanos ultrapassaram a barreira do 1 trilhão de bits por segundo dentro de uma fibra óptica.
Os detentores desse novo recorde mundial anunciaram ter descoberto uma espécie de "Santo Graal" das telecomunicações.
As equipes japonesas da Fujitsu e Nippon Telegraph e Telephone (NTT) e a americana da AT&T Research e Lucent Technologies (antigos membros dos Laboratórios Bell) se associaram para realizar a proeza, divulgada neste mês.
Um trilhão de bits (terabits) representam o estabelecimento de 12 milhões de conversações telefônicas simultâneas ou a transmissão do conteúdo de 300 anos de publicações de um jornal em apenas um segundo.
Isso multiplicou por 2,5 o recorde precedente de 400 bilhões de bits (gigabits) por segundo estabelecido pela NTT em 1995, e representa 400 vezes o maior fluxo usado comercialmente hoje (2,5 gigabits por segundo).
Para obter esse resultado, pesquisadores enviam simultaneamente na fibra óptica raios luminosos de comprimentos de onda ligeiramente diferentes. A Fujitsu, por exemplo, transmitiu ao mesmo tempo 55 sinais de 20 gigabits por uma distância de 150 km.
A empresa estima que dentro de cinco anos o novo produto poderá ser comercializado.
Os recursos da fibra ótica, mais cara que os cabos de cobre, é fundamental para o desenvolvimento de aplicações multimídia para a rede de computadores Internet.
A melhoria da qualidade de transmissão da Internet, por exemplo, depende da capacidade de a rede transmitir rapidamente quantidades importantes de informações. Seguno especialistas, o recorde batido pela equipe nipo-americana provavelmente vai acelerar fluxox de transmissão na Internet.

Texto Anterior: Como saber a idade da árvore?
Próximo Texto: DINOSSAUROS; MEDICINA; A PALAVRA; FUMO; PRÊMIO; TECNOLOGIA; ASTRONOMIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.