São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre 26ª vítima de hemodiálise em PE

Aposentado fez tratamento no IDR

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CARUARU

Morreu na noite de anteontem, em Caruaru (130 km de Recife, PE), mais um paciente que se submeteu à hemodiálise no IDR (Instituto de Doenças Renais).
É o aposentado Amaro Miguel dos Santos, 61. É a 26ª pessoa que passou pelo tratamento no hospital a morrer desde 20 de fevereiro.
Santos passou mal quando fazia hemodiálise no Inuc (Instituto de Nefrologia e Urologia de Caruaru), para onde foram transferidos os pacientes do IDR.
"Ele teve parada cardíaca na máquina", disse a filha do aposentado, Acilene Pereira dos Santos, 18. O hospital afirma que Santos morreu de edema agudo.
O atestado de óbito assinado pelo médico legista Xisto Zeno Valones, 57, aponta como causa da morte "insuficiência renal bilateral".
No documento, o médico observa que durante a necropsia foram retiradas amostras de vísceras do aposentado para análises toxicológicas e patológicas.
Santos fazia hemodiálise no IDR havia um ano e oito meses, disse a filha. Segundo ela, seu pai só começou a passar mal após o Carnaval.
"Ele não enxergava mais direito, sentia fraqueza e tinha diarréia", afirmou Acilene. O fígado do paciente também teria sido afetado.
O aposentado, que seria submetido a transplante renal, apresentou os mesmos sintomas de intoxicação verificados em 95% dos 70 pacientes do IDR examinados.
Até as 15h de ontem, 20 deles permaneciam internados em estado grave, em hospitais de Recife e Caruaru. Um estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Texto Anterior: Ibama vai recadastrar
Próximo Texto: Cartilha ajuda pai de criança aidética
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.