São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP de Piracicaba elabora dieta

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A "verdadeira" dieta da USP nasceu em Piracicaba, após 15 anos de estudos. Trata-se de uma fórmula feita por uma equipe da Escola de Agronomia da USP (Esalq).
A dieta já chamou a atenção de centros de estudos dos EUA e da Europa. Um grupo de nutrição da Holanda está em Piracicaba aprendendo a receita.
"A dieta é restrita em calorias e moderada em gorduras", diz Jocelem Mastrodi Salgado, chefe da equipe que formulou a dieta.
O regime é indicado para quem quer emagrecer e para os que precisam engordar.
As pesquisas começaram com as proteínas de origem vegetal presentes na aveia, no girassol, no gergelim e até na castanha-do-pará.
"O objetivo era encontrar uma proteína de origem vegetal tão boa quanto a da carne, mas com um valor calórico muito menor."
Conhecendo cada proteína, a equipe descobriu o que cada alimento tinha e o que faltava nele. "Chegamos a um alimento que contém todos os nutrientes que o organismo necessita, sem excessos", diz Jocelem.
A dieta para emagrecer tem 1.200 calorias diárias. E a vantagem, segundo a professora, é que a dieta força o corpo a usar os depósitos de gordura como energia, queimando os excessos armazenados.
A dieta -a Sanavita- é apresentada em forma de flocos, em embalagem para o café da manhã, outra para almoço e jantar.
Três embalagens, para até duas semanas, custam cerca de R$ 75,00. Segundo Jocelem, a pessoa perde até 4 kg por semana.
A dieta para engordar -a Suprinutri- é vendida em pó e a embalagem para 15 dias custa R$ 60,00. O produto pode ser misturado ao leite, frutas ou sopas.
Chegando ao peso ideal, a pessoa manteria apenas a dieta do café, voltando a comer carnes, cereais e legumes. "O objetivo é a reeducação alimentar, do contrário a dieta terá um efeito ioiô."
A "dieta de Piracicaba" não precisa de receita médica.
Como a universidade não pode vender produtos, um laboratório produz as dietas através de um convênio universidade-empresa. "O controle de qualidade continua sob a responsabilidade de minha equipe", diz Jocelem, que coordena o Setor de Nutrição Humana e Alimento da Esalq.

Informações sobre a dieta e onde encontrá-la pelos telefones (0194) 33-8889 e 22-4314 ou (011) 212-2909; fax (0194) 34-6286

Texto Anterior: Muito obesos são 6,5 milhões
Próximo Texto: 'Emagreço até com cocada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.