São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Emagreço até com cocada'

DA REPORTAGEM LOCAL

O endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do ambulatório de obesidade do Hospital das Clínicas, diz que qualquer dieta hipocalórica (com poucas calorias) só funciona a curto prazo.
"Se eu inventar a 'dieta cocada' e comer seis cocadas por dia, emagreço do mesmo jeito", afirma.
O problema, segundo ele, é manter o peso e a saúde depois que o regime termina.
Para o médico, uma boa dieta deve balancear todo tipo de alimento e não reduzir muito a quantidade de calorias ingeridas por dia.
Além do risco de ter deficiências nutritivas e de voltar a engordar ainda mais do que antes, as dietas hipocalóricas podem ter sérias consequências.
"A pessoa passa a ter episódios de descontrole alimentar. Depois de um tempo em jejum, passa a comer compulsivamente. Também pode ter sintomas depressivos", diz o psiquiatra Adriano Segal, 33.
Segundo ele, 90% dos casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, são desencadeados por dietas.
"Nos casos de anorexia, a pessoa se recusa a comer por medo desproporcional de ganhar peso. Cerca de 20% dessas pessoas morrem e 40% não conseguem se recuperar."

Texto Anterior: USP de Piracicaba elabora dieta
Próximo Texto: Saiba como perder peso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.