São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraíso são árvores que nascem no mar

ANDRÉ RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A ALAGOAS

A ilha da Croa (38 km ao norte de Maceió) reúne beleza natural e curiosidades suficientes para lotar de turistas seus 16 km de praias. Todavia, esse é um dos pontos menos explorados do litoral de Alagoas.
O lugar faz parte do município de Barra de Santo Antônio, cidade governada por Rogério Farias, irmão de Paulo César Farias, o PC.
Segundo Rogério, as piscinas naturais da ilha da Croa foram um dos primeiros lugares que PC visitou após sair da prisão.
A ilha impressiona pela diversidade de elementos naturais. Há praias desertas, piscinas de arrecifes, cocos e o som das ondas.
Tudo isso causa um contraste com o barro, os caranguejos e o silêncio do mangue. Fica entre os rios Santo Antônio e Camarajibe.
Na verdade, a ilha da Croa não é cercada de água por todos os lados. Ela é uma península ligada ao continente por um istmo.
Origem
O nome Croa faz parte de uma lenda local. Para os nativos, croa significa banco de areia.
Os habitantes dizem que as croas ficam visíveis a cada sete anos. A ilha tem cerca de 4 mil habitantes. Desde dezembro do ano passado, há o Captain Nikolas Resort Island, único hotel da ilha com grande infra-estrutura -piscinas, restaurante e quadras.
Para chegar à ilha, há uma balsa que atravessa o rio Santo Antônio. Alguns lugares lembram um paraíso perdido, como a praia do Morro do Camarajibe, onde há árvores que nascem nas pedras no meio do mar.

LEIA MAIS
sobre a ilha da Croa nas págs. 6-18 a 6-20

Texto Anterior: Veleiro é veloz e confortável
Próximo Texto: Praias são refúgios do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.