São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos satirizam a obra de Shakespeare

TÂNIA MARQUES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Reduced Shakespeare Company, dos norte-americanos Adam Long, Matthew Hendrickson e David Letwin, apresenta em Londres "The Complete Works of William Shakespeare (Abridged)", ou "A Obra Completa de William Shakespeare (resumida)".
A comédia se propõe a englobar 37 textos de Shakespeare em 97 minutos. Intercalando a interpretação dos personagens com comentários em que assumem a própria identidade, os atores fazem uma sátira bem-humorada da instituição shakespeariana.
"Shakespeare era um autor que, tendo encontrado uma boa fórmula para uma peça, não hesitava em repeti-la até a exaustão", diz Long.
Para "evitar o tédio" das peças históricas, o grupo apresenta-as como uma partida de futebol americano.
"Hamlet", que ocupa o segundo ato inteiro, é marcada pela participação do público e por gags como a de Ofélia entrando em cena para avisar Polônio que "tem um pessoal aí dizendo que vai apresentar uma peça dentro da peça".
Às terças, o grupo apresenta, no mesmo teatro, "The Complete History of America (Abridged)". O espetáculo, mais recente, é definido pelo grupo como "uma deliciosa mutilação dos 500 anos transcorridos entre Colombo e Clinton".

Texto Anterior: Ação em "Carrington" é pura representação
Próximo Texto: Ator Christopher Reeve volta a trabalhar; Festival de Acapulco se transfere para Cancún; Teatro Scala de Milão muda de endereço; Hanks dirige e atua com irmã de Liv Tyler; "Terra Estrangeira" ganha mais um prêmio; Peter Handke vai abrir bar com Emir Kusturica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.