São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgado novo caso de morte

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Hospital de Kent e Canterbury, no Reino Unido, divulgou ontem que uma mulher morreu no dia 9 de fevereiro devido à CJD (sigla em inglês para doença de Creutzfeldt-Jakob), similar humana da "doença da vaca louca".
É o primeiro caso confirmado de morte pela doença desde a semana passada, quando dez casos da CJD foram ligados a uma suposta infecção pelo consumo de carne contaminada.
O nome da vítima, de 29 anos, não foi divulgado. Seu caso pode estar ligado à contaminação porque a nova variante da doença parece atingir jovens. Os casos comuns da CJD atingem idosos.
O hospital diz que demorou para divulgar o caso porque teve de fazer diversos exames no cérebro da mulher para confirmar a doença.
Segundo o porta-voz do hospital, Jon Billings, os familiares se recusaram a dar informações sobre os hábitos alimentares da vítima.
Há dois casos de CJD sendo tratados no Reino Unido, e um terceiro, ainda não confirmado, sob observação em North Yorkshire.
Ontem, a revista científica britânica "British Medical Journal" publicou declarações do chefe do Serviço Público de Saúde dos EUA, Paul Brown, afirmando que a "doença da vaca louca" dificilmente contamina o ser humano.
Segundo ele, é possível que outras carnes, como a de porco e de frango, tenham transmitido a doença, se carne bovina ou ovina contaminada tiver entrado na ração desses animais.
(IG)

Texto Anterior: Especialista na doença almoça filé britânico
Próximo Texto: Colômbia pede que EUA troquem seu embaixador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.