São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto da USP dá atendimento grátis

Grupo testa droga com pouco efeito colateral

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Projeto Terceira Idade (Proter) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP está com vagas abertas para o atendimento a pacientes com mais de 60 anos com depressão.
O Proter funciona há cerca de um ano e atende, em média, 70 pacientes por semana. O serviço é gratuito. O grupo vem testando uma nova droga, a sertralina, que não tem os sintomas colaterais comuns em medicamentos tradicionais (boca seca, tontura etc.).
Além da depressão, o grupo trata de idosos que tenham outros quadros psiquiátricos, como ansiedade, psicoses e demências.
No momento, o serviço funciona só com psiquiatras, com atendimento essencialmente clínico. Nos próximos meses, também terá atendimento psicoterápico.
As pessoas interessadas em se tratar no Proter devem passar pelo setor de agendamento de consultas do Instituto de Psiquiatria do HC da USP, de segunda a sexta feira, das 8h às 16h.
O grupo funciona sempre às segundas-feiras e a triagem dos casos novos é feita a partir das 7 h.
A psiquiatra Monica Zavalone Scalco, médica do Proter, diz que um alerta fundamental a ser feito é que os familiares tragam os idosos assim que percebam uma alteração no seu comportamento.
Segundo Monica, se um jovem abandona a faculdade ou larga o seu trabalho, a família estranha o comportamento e busca ajuda quase imediatamente.
No caso dos idosos, se a pessoa deixa de frequentar a igreja ou pára de telefonar para os netos, a família acaba achando o comportamento normal.
O idoso pode passar anos desanimado e afastado das suas atividades habituais antes de chegar ao consultório do médico.
(JB)

Proter - Instituto de Psiquiatria do HC da USP: rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/nº, tel. (011) 853-3531.

Texto Anterior: Drogas devem ter doses baixas
Próximo Texto: Criadas vacinas orais para combater o cólera; Capacete protege mais praticante de skate; Dosar zinco de grávida pode ajudar o bebê; Lavagem das mãos pode evitar doenças; Veneno de cobra inibe crescimento de tumor; Infecção hospitalar é tema de curso na EPM; Pequenos cuidados evitam os acidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.