São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criadas vacinas orais para combater o cólera; Capacete protege mais praticante de skate; Dosar zinco de grávida pode ajudar o bebê; Lavagem das mãos pode evitar doenças; Veneno de cobra inibe crescimento de tumor; Infecção hospitalar é tema de curso na EPM; Pequenos cuidados evitam os acidentes

JULIO ABRAMCZYK

Criadas vacinas orais para combater o cólera
Foram recentemente criadas duas novas vacinas, de uso oral, contra o cólera (anteriormente existia apenas a injetável, com proteção limitada, de três a seis meses). A Organização Mundial da Saúde ainda não está recomendando seu uso contra a epidemia.

Capacete protege mais praticante de skate
Os ortopedistas estão recomendando como principal item de segurança para quem pratica skate e e patinação o uso de capacete. Recomendam ainda as cotoveleiras, joelheiras e luvas como prevenção de fraturas em quedas ocasionais.

Dosar zinco de grávida pode ajudar o bebê
A professora Cleide Trindade, da Faculdade de Medicina de Botucatu (225 km de SP), recomenda dosagem de zinco no sangue de gestantes. Se o nível estiver baixo, sugere suplementação de zinco, sob controle médico, para reforçar o sistema imunológico do bebê.

Lavagem das mãos pode evitar doenças
Antes da manipulação de qualquer alimento, as mãos devem ser lavadas com água e sabão. Essa simples recomendação pode evitar a transmissão de doenças que provocam diarréia, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Veneno de cobra inibe crescimento de tumor
O boletim "Medicina em Notícia", da Faculdade de Medicina de Botucatu, relata neste mês pesquisa do biólogo Reinaldo José da Silva sobre o emprego de veneno de jararaca na inibição do crescimento de tumores em camundongos.

Infecção hospitalar é tema de curso na EPM
A Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo realizará na Escola Paulista de Medicina, de 8 a 11 de abril, o 2º Curso de Controle e Prevenção de Infecção e Desenvolvimento de Qualidade Hospitalar. Informações pelo tel. (011) 571-8935.

Pequenos cuidados evitam os acidentes
Os idosos, muitos deles portadores de osteoporose, devem evitar situações que levem às quedas que provocam fraturas. A médica Ruth Jacobowitz recomenda cuidado com remédios que afetem o equilíbrio, usar sapatos com bom apoio, colocar corrimão no banheiro, chuveiro e escadas e, ao levantar à noite, acender as luzes do quarto para não tropeçar e cair.

Texto Anterior: Projeto da USP dá atendimento grátis
Próximo Texto: Controle de suínos só vai atingir 55%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.