São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova TR não evitará saques, diz Abecip

Entidade afirma que as mudanças são tímidas

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Abecip (associação que reúne as entidades de poupança e empréstimo) vai pressionar o governo por novas mudanças no cálculo de rendimento da caderneta.
Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional aprovou uma diminuição gradual no redutor usado no cálculo da TR, a taxa referencial que corrige a poupança. Mas a mudança não agradou a entidade.
"Vamos continuar pressionando o governo, mostrando, com números, que a caderneta está perdendo recursos", afirma Ilona Beer, superintendente da Abecip.
A entidade defende uma nova fórmula para o cálculo do rendimento da poupança e uma relação fixa entre poupança e CDBs.
Na avaliação da Abecip, as mudanças da semana passada, válidas a partir de julho, poderão ser inócuas se os juros caírem na mesma proporção do redutor da TR.
Sem recursos
Para a Abecip, o baixo rendimento da poupança, em comparação com as demais aplicações, está fazendo os recursos migrarem para o consumo e para outras formas de investimento, como os fundos. Mas essa não é a única razão.
"Muitos poupadores estão tirando o dinheiro para completar o orçamento doméstico do mês."
Outra causa, diz a superintendente, é que diversos consumidores perceberam que podem poupar por alguns meses e depois sacar o dinheiro para comprar um bem à vista, fugindo, assim, das altas taxas de juros dos crediários.

LEIA MAIS sobre poupança na pág. 2-14

Texto Anterior: Brava gente triste
Próximo Texto: Faxineira saca com menos dor no coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.