São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESCARTES; CERVANTES; MANN; NERUDA; BORGES 1; BORGES 2; DURAS; STÁLIN; ENSAIO; AUTÓGRAFOS

DESCARTES
A Record adquiriu os direitos de tradução da mais recente biografia do filósofo René Descartes (1596-1650) (foto), de quem hoje se comemoram os 400 anos de nascimento. A obra, de Geneviève Rodis-Lewis, deve ser lançada em novembro.

CERVANTES
A Alianza Editorial acaba de lançar na Espanha o texto integral, acompanhado de notas, de "La Galatea", primeiro escrito de Miguel de Cervantes (1547-1616), autor de "Dom Quixote". A obra, publicada originalmente em 1585, é um exercício de ruptura com o gênero bucólico e pastoril. A edição, em formato de bolso e em CD-ROM, inaugura uma coleção de 22 volumes com a obra de Cervantes.

MANN
O ensaísta Anthony Heilbut acaba de publicar nos EUA "Thomas Mann: Eros and Literature" (Ed. Alfred A. Knopf, $ 40). O trabalho utiliza extratos do diário do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955) para comprovar a base pessoal dos relatos e personagens homossexuais presentes em sua obra.

NERUDA
Victor Farias, professor da Universidade de Berlim, prepara a primeira edição de "Cuadernos de Temuco", um manuscrito de juventude do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973). A publicação aproveita o interesse suscitado pelo filme "O Carteiro e o Poeta", que tem Neruda como personagem.

BORGES 1
Acabam de sair na Espanha duas biografias do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) (foto). "Borges, Biografia Total" (Ed. Temas de Hoy), do jornalista argentino Marcos Ricardo Barnatán, ressalta a influência do judaísmo na obra do escritor. Em "Borges, Esplendor e Derrota" (Ed. Tusquets), María Esther Vázquez, amiga do escritor, narra episódios compartilhados na viagens que fizeram juntos.

BORGES 2
Maria Kodama, viúva do escritor argentino, anunciou a publicação, para daqui a alguns meses, de um volume com inéditos de Borges. Com mais de 500 páginas, a obra reúne artigos, correspondências, reflexões e ensaios escritos por Borges no início do século.

DURAS
O último livro da escritora Marguerite Duras (1914-1996), morta no último dia 3, acaba de sair na França. "La Mer Écrite" (Ed. Marval, 59 francos) é composto por textos em que Duras evoca lembranças de seus verões passados na Normandia e por fotos feitas por sua amiga Helène Bamberger.

STÁLIN
Saiu nos EUA, "Stalin - The First In-Depth Biography Based on Explosive New Documents From Russia's Secret Archives" (Ed. Doubleday, US$ 30), biografia do líder soviético Josef Stálin (1897-1953). O autor, Edvard Radzinsky, esclarece por que Stálin alterou a data de seu nascimento e refuta a hipótese de ele ter envenenado Lênin em 1924.

ENSAIO
A Editora Fundação Memorial da América Latina está lançando "Teoria de Sistemas - Arte?", do crítico e teórico italiano Achille Bonito Oliva. O volume é o oitavo da coleção Memo, que traz pequenos textos nas áreas de ensaio e ficção ao preço de R$ 4,00.

AUTÓGRAFOS
Acontece no dia 2, das 19h às 21h30, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, São Paulo, tel. 011/814-5811) o lançamento de "IHU - Todos os Sons", da compositora Marlui Miranda. O livro traz os resultados de 15 anos de pesquisas sobre o universo musical de tribos indígenas.

Texto Anterior: A máquina de criar linguagem
Próximo Texto: MAIS VENDIDOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.