São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Freemen' são risco, diz juiz americano

Polícia mantém pressão em Montana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um juiz dos EUA decretou que dois líderes extremistas de Montana contrários ao governo representam um risco à comunidade e devem ser mantidos sob regime de prisão sem direito a fiança.
O juiz Richard Anderson se recusou a libertar LeRoy Schweitzer, 57, e Daniel Petersen Jr., 53, acusados de passar cheques sem fundos e de ameaçar a vida de autoridades federais em Montana.
Os seguidores dos dois, que se auto-intitulam "Freemen", ou homens livres, estavam a 360 km de distância da fazenda em uma área remota do leste do Estado de Montana, que continuava sob vigilância de cem agentes federais.
Dez dos seguidores também foram acusados de participar do esquema de cheques fraudados e se recusavam a deixar a propriedade de 380 hectares perto da cidade de Jordan (Montana), apesar das garantias das autoridades federais.
O grupo, que também inclui mulheres e pelo menos uma criança, está entrincheirado na casa da fazenda desde que Schweitzer e Petersen foram presos na segunda passada, quando tentavam instalar uma antena de rádio no solo.
Os dois presos apareceram no tribunal sem fazer a barba e descreveram o processo como "satânico".
A secretária da Justiça, Janet Reno, reiterou comentários anteriores de que o governo federal tenta resolver o impasse sem violência.
"O governo continua tentando resolver o assunto pacificamente. Faremos isso de todos os modos possíveis. Não pretendemos confronto armado, nem sítio", afirmou em Washington.
Foi Reno quem ordenou em 1993 a invasão do rancho da seita do Ramo Davidiano, em Waco (Texas). No confronto e no incêndio que se seguiu, morreram cerca de 80 fiéis do líder David Koresh.

Texto Anterior: "A crise é pontual"
Próximo Texto: Museu dos EUA deixa visitante acariciar fósseis de dinossauro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.