São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

É importante checar a empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

Conhecer o estágio de desenvolvimento de uma franquia é importante para que o empreendedor compreenda os serviços que irá receber do franqueado.
Existem franquias de primeira, segunda e terceira geração. Marcelo Cherto, do Instituto Franchising, afirma que a maioria das marcas estão nos estágios de primeira e segunda geração.
As empresas enquadradas na primeira geração autorizam o uso da marca, mas não oferece exclusividade de produtos aos franqueados.
Na segunda geração, estão as que concedem o uso da marca e vendem apenas para as lojas da rede.
As de terceira geração, conhecidas como formatadas, transferem toda a tecnologia e know-how para o franqueado, ajudam na implantação e na administração do negócio, fornecem treinamento e apoio.
Para todo esse suporte é que as empresas cobram taxas e royalties. Cherto diz que o defeito do setor está na cobrança de royalties sem oferecer nada em troca.
Tânia Cristina Pereira Paris Ávila, 35, sócia de uma loja da rede Marrom Glacê no Barrashopping, no Rio, está feliz com seu negócio, aberto em junho de 94.
Com experiência de 12 anos no comércio, ela diz que recebeu treinamento de seis meses e tem suporte permanente. "A empresa resolve qualquer dúvida que tenho."
Tânia não revela o faturamento, mas diz que está compensando o investimento de R$ 320 mil.
Celina Kochen, consultora, diz que o mercado comporta marcas que vendam apenas para lojas exclusivas e para as multimarcas.
No entanto, ela adverte que as regras devem ser transparentes, com coerência e planejamento.
Iniciantes
A rede norte-americana de confecções Guess chegou no país em 1992 e já tem cinco lojas próprias.
Segundo Maurício Saad, 34, diretor-comercial da Intermod Participações, empresa que detém os direitos da marca do país, a intenção é começar a franquear neste ano.
Saad afirma que a taxa de franquia depende do potencial do mercado. Ele afirma que o percentual de lucro chega a 120%.
Outra empresa que deve começar a franquear em breve é a Zapping, marca que pertence à rede Zoomp, com cerca de 70 lojas.
A Zapping tem três lojas próprias que, segundo Alexandre de Freitas, 34, gerente de franchising da Zoomp, estão sendo usadas para avaliação do mercado.

Texto Anterior: Franquia de confecção exige cautela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.