São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
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CARTAS

* "Entrei com pedido de compra de um Corsa Sedan GLS, roxo, na revenda Guaporé, no dia 16 de dezembro. Estava ciente de que sua fabricação só se iniciaria na primeira semana de 1996, segundo informações das concessionárias.
No dia 18 de janeiro telefonei para a revenda, com a intenção de saber quando receberia o carro.
Para minha surpresa, a vendedora me disse que a cor que eu havia solicitado era muito difícil e me sugeriu outras cores. Diante da situação, aceitei.
A montagem do carro estava programada pela fábrica para o dia 22 de janeiro, segundo a vendedora da concessionária. No mês de fevereiro, liguei duas vezes para a Guaporé e fui informado de que o veículo ainda não havia sido fabricado, por falta de peças no mercado.
Gostaria de saber como, quando e onde posso comprar um Corsa Sedan no modelo e cor desejada -sem ágio, é claro."
Ilson de Souza Bragança (Santos, SP)

Resposta
A General Motors informou que o cliente já recebeu o veículo e está satisfeito.
A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que o carro foi entregue no dia 17 de fevereiro, mas não na cor solicitada. A Guaporé faturou um Corsa Sedan para o cliente na cor prata.

* "Comprei recentemente um Golf GL. Gostaria de saber se é possível instalar ar-condicionado nesse veículo."
Jurandy Teixeira Mendes (São Paulo, SP)

Resposta
A Volkswagen esclarece que a instalação posterior de ar-condicionado, nos moldes propostos pela fábrica, exigiria que fossem mantidas as condições do modelo original.
A montadora explica que devem ser substituídos, entre outros componentes, as molas helicoidais, o alternador, a bateria, o radiador, a caixa de ar, o chicote elétrico, polias, suportes e os comandos. Por ser uma operação complexa e de alto risco, a fábrica não recomenda a instalação.

* "Gostaria de saber o endereço da Chrysler do Brasil."
Luiz Alberto Gehrke (Niterói, RJ)

Resposta
O endereço da Chrysler do Brasil Ltda é av. das Nações Unidas, 12.551, 23º andar -World Trade Center-, Brooklin, tel. (011) 893-7910, CEP 04578-903, São Paulo, SP.

* "Em novembro do ano passado, comprei uma Picape Corsa GL 1.6. Não entendi porque esse modelo não vem equipado com conta-giros no painel, já que o logotipo GL deveria pressupor nível de acabamento semelhante ao Corsa GL 1.4.
Por medida de economia, a GM deixa de equipar sua picape com um item de fundamental importância para o acompanhamento da performance de seu motor. Mais uma vez o consumidor sai prejudicado."
Marcos Mattiusso Marques (São Paulo, SP)

Resposta
A General Motors informou que, de acordo com as especificações do veículo, o tacômetro não está disponível para a picape Corsa GL. A montadora esclareceu ainda que a fábrica estuda a possibilidade de acrescentar o equipamento ainda este ano.

* "Tenho um Logus 1.8, a álcool, modelo 94. Antes da revisão dos 10.000 km, a tampa do porta-luvas começou a empenar.
Coloquei uma fita adesiva para sanar o problema temporariamente, mas não imaginei que, com o tempo e as trepidações, o suporte viesse a quebrar.
Na revisão dos 20 mil km, pedi para a concessionária Diauto que solicitasse a troca junto à fábrica, mas meu pedido foi negado. Gostaria de saber se um problema tão simples como este não deveria ser sanado pela Volkswagen antes de tanto transtorno."
Antonio Carlos Furlan (São Paulo, SP)

Resposta
A Volkswagen esclarece que a garantia concedida aos seus produtos, pelo prazo de 12 meses, sem limite de quilometragem, visa reparar eventuais falhas de fabricação, que venham a se manifestar no produto, sem qualquer ônus ao cliente.
A fábrica disse que consultou a gerência técnica da concessionária Diauto e foi informada de que as alças da tampa do porta-luvas estavam quebradas por manuseio indevido, não se tratando de um defeito de fabricação.
Acrescentou que o veículo do cliente se encontra com 26 meses de uso e não houve possibilidade de ser concedido um atendimento gratuito.

* "Tenho um Monza GLS 2.0, modelo 95. Desde os primeiros quilômetros, o carro vem aumentando progressivamente seu consumo: passou de 8 km/l na estrada para 4,6 km/l. Várias reclamações foram feitas junto à revenda Indianópolis.
Foi trocado o módulo de injeção eletrônica, mas o problema continua. Já reclamei também da altura do pedal de freio, que abaixa muito quando acionado, e do espelho retrovisor interno, que trepida com o veículo em movimento. Nada foi resolvido.
Contatei o serviço de atendimento ao cliente. Após vários telefonemas, fui informado de que o problema havia sido constatado e que eu deveria aguardar uma comunicação e uma solução do departamento de engenharia.
Passado um mês, liguei para a concessionária. Disseram-me que a revenda estava fechada e me aconselharam a entrar em contato com a fábrica. Três dias depois, por um telefonema, fui informado de que a trepidação do espelho retrovisor é uma característica do veículo. Gostaria de ter meu problema resolvido pela fábrica."
Enio Baldi (São Paulo, SP)

Resposta
A General Motors informou que contatou o cliente e solicitou que ele se dirigisse a uma concessionária, onde, juntamente com um técnico da fábrica, seriam verificadas as anomalias. A montadora esclareceu que o cliente não aceitou a posição, negando-se a ir a outra concessionária.
A Folha contatou o leitor, que se mostrou insatisfeito com o atendimento da concessionária e da fábrica.
O cliente declarou que a fábrica tem a obrigação de lhe passar o nome de uma concessionária que se responsabilize em fazer o serviço na garantia, já que a revenda com o cadastro de seu veículo fechou, deixando os problemas sem solução.

* "Gostaria de parabenizar o caderno pela reportagem 'Motor é ponto fraco do Gol Plus'. Faltou apenas dizer que desse Gol 1.000i, da Volkswagen, 'Plus' mesmo é o preço."
Elmano Menezes (Salvador, BA)

Cartas devem ser enviadas para Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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