São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Malan, não há crise

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro Pedro Malan (Fazenda) diz que o sistema financeiro brasileiro é sólido.
O governo, afirma, não vê nenhuma crise de natureza sistêmica que ameace a confiança no Plano Real.
Para ele, os problemas que afetaram os bancos Nacional e Econômico, entre outros de menor porte, eram inevitáveis, quando a inflação baixa de 5.000% por ano para patamares mensais entre 0,5% a 1,5%.
Segundo Malan, o sistema financeiro teve dificuldades de se ajustar a uma nova era de inflação baixa porque estava habituado a obter de 25% a 30% de suas receitas da inflação.
O ministro afirma que está confiante de que com a criação do Proer -que "protege o que nos interessa proteger, que é o depositante, o poupador e os clientes"- e a nova capacidade de ação preventiva do BC o governo será capaz de lidar com problemas específicos que possam surgir com instituições financeiras isoladas.
Malan discorda da necessidade de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bancos, mas diz que a instalação de uma CPI é uma prerrogativa do Congresso Nacional.
"O Ministério da Fazenda e o Banco Central não têm absolutamente nada a esconder", diz.

Texto Anterior: 'Crise de desconfiança no sistema bancário é teórica'
Próximo Texto: Viagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.