São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
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Projeto prevê que apenas trólebus circule no centro

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A São Paulo Transporte, empresa responsável pelo planejamento do transporte coletivo na cidade, quer tirar os ônibus do centro e limitar a circulação na região aos trólebus.
Os ônibus chegariam só até os principais terminais perto do centro -parque Dom Pedro e praça Princesa Isabel, por exemplo.
Para prosseguir a viagem, o passageiro usaria os trólebus, sem ter que pagar uma nova tarifa.
A meta da empresa é colocar a medida em prática até o fim do ano. Sem a instalação de catracas eletrônicas, não é possível impedir a circulação de ônibus no centro.
O sistema prevê a utilização de bilhetes semelhantes aos usados no Metrô. O bilhete valeria para a "integração" ônibus/trólebus.
O Transurb (sindicato que reúne as empresas de ônibus) está fazendo uma concorrência para escolher quem vai distribuir os bilhetes.
Cerca de 22 mil cobradores devem ser demitidos. Isso reduzirá o custo de arrecadação de 28% para 8%. Para arrecadar R$ 1, as empresas gastam hoje R$ 0,28. Com as catracas eletrônicas, gastarão apenas R$ 0,08 para cada real arrecadado.
Ampliação
As três empresas que operam os 479 trólebus que circulam na cidade estão expandindo a frota.
A compra de novos carros é uma imposição contratual.
As garagens do Brás, Tatuapé Santo Amaro ganharão 37 trólebus cada uma. No Tatuapé, os 285 carros estão sendo reformados a um custo máximo de R$ 120 mil, metade do valor de um veículo novo.
Para Christovam, o programa -se não é o ideal- serve para manter a presença do trólebus no sistema de transporte da cidade.
"Não queremos que aconteça em São Paulo o que aconteceu em outras cidades", disse o presidente. Segundo ele, o sistema está sendo abandonado no país.
Em um corredor, segundo Christovam, um trólebus pode transportar 20 mil passageiros por hora, contra 15 mil de um ônibus.
Isso porque o motor do trólebus é mais potente que o do ônibus. "O trólebus vai de zero à velocidade de cruzeiro mais rápido", disse.

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