São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids: pesquisa séria

DAVID UIP

Uma pesquisa do mais alto nível está sendo realizada por instituições científicas brasileiras e acaba de ser analisada por inspetores do poderoso FDA -Food and Drug Administration, dos EUA-, merecendo seu aval. Os pesquisadores que conduzem esse trabalho viram seu protocolo desenhado dois meses antes de iniciá-lo. O protocolo teve acurado exame e posterior aprovação das comissões de ética de cada centro de pesquisas envolvido. Há também, acompanhando, comissões independentes, em nível internacional, que formularam a projeção do protocolo.
A pesquisa já envolve cerca de 800 pacientes voluntários. Obviamente, em se tratando de uma doença como a Aids, novos conhecimentos vão se somando com bastante agilidade. E está claro que não se pode alterar o protocolo da pesquisa a cada novo impulso de conhecimento. Monoterapia, sim ou não? Essa é a grande questão agora. No início do protocolo não havia o consenso que começa a se formar hoje em face do surgimento de novos produtos que propiciam novos estudos clínicos. A constituição do protocolo foi uma fase de intensas discussões entre os pesquisadores, a indústria e a comissão internacional independente.
A participação e o questionamento de parte das organizações não-governamentais é salutar nesse caso e só contribui para dar a desejada transparência à pesquisa. Só não podemos admitir patrulhamento científico ideológico. Obviamente os pesquisadores estão interessados na melhoria dos pacientes. Por isso, soluções estão sendo propostas de acordo com o estudo, que deverá revelar a posição isolada do uso de antiprotease em indivíduos que revelam efeitos colaterais com nucleosídeos.
O trabalho acaba de ser aferido pelos representantes do FDA, que aprovou a droga para monoterapia ou associações. Temos forte esperança de que nossos esforços resultem no principal objetivo: aumentar, com dignidade, a sobrevida dos pacientes de Aids.

Texto Anterior: Exposição fatal
Próximo Texto: Projeto prevê que apenas trólebus circule no centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.