São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
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Empresas ampliam lançamentos para ganhar mercado

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Chocolates Garoto e a Quaker são duas empresas que apostam nos lançamentos para ganhar mercado.
Nos últimos 18 meses a Garoto colocou no mercado dez novos produtos. Hoje, trabalha com 45 produtos em 76 apresentações.
Há menos de dois anos eram 40 produtos em 65 apresentações, informa Jacob Cremasco, diretor da Garoto.
"Os chocolates estão ganhando cada vez mais espaço nos supermercados -cerca de 30%. São produtos que dão maior rentabilidade. Quem vende só arroz e feijão não sobrevive."
Jacob conta que neste ano a Garoto colocará no mercado, após a Páscoa, pelo menos mais quatro produtos em 12 apresentações.
Segundo ele, ter tantos produtos diferentes não dificulta o ritmo de trabalho das máquinas. "Uma indústria que faz 300 toneladas de chocolates por dia tem produção automatizada. Não tem grandes problemas com variedade de produtos."
Desengavetar planos
O aumento do poder de compra do consumidor e das vendas de alimentos levam a Quaker a tirar da gaveta estudos para lançamentos de novos produtos.
"De um ano para cá o mercado se tornou bastante propício para isso", diz Marcos Machado, gerente de marketing.
No ano passado, lembra ele, a empresa lançou, por exemplo, o Baby Quaker na linha de cereais e ampliou os tipos de aveia. Hoje, a empresa tem cerca de cem itens nas linhas de aveia, massas, achocolatados e peixes em conserva.
Machado conta que o consumo de alimentos tem crescido e a empresa está se preparando para atender à demanda.
"O consumidor quer produtos mais elaborados, mais convenientes. Por isso, se for o caso, vamos substituir produtos mais simples pelos mais elaborados."
Ele conta que a Quaker está se adaptando ao novo consumidor que está mais preocupado com tempo, praticidade e saúde.
Machado diz que o espaço no supermercado continua o mesmo. A variedade de produtos aumentou em detrimento de outros. "Uma oferta mais diversificada não implica necessariamente no aumento do número de itens, mas, também, na substituição ou adaptação de produtos."

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