São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masturbação não transforma o corpo

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 12 e há um ano comecei a me masturbar com frequência. Agora, já estou com alguns pêlos em meu corpo e até em volta do pênis. Sei que isso aconteceu muito cedo comigo, pois os amigos da minha idade, e alguns até mais velhos, ainda não têm nenhuma transformação. Será que essa mudança aconteceu mais cedo por causa da masturbação? A masturbação pode prejudicar se é feita uma vez por dia? Há uma idade aconselhável para se masturbar?"

Resposta
Meu caro. Quanta encanação! Pode ficar frio. Não tem absolutamente nada de errado se passando com você.
As transformações que estão acontecendo no seu corpo fazem parte de um processo que se chama puberdade, que vai preparar o corpo do garoto e da garota para uma vida sexual madura.
A puberdade começa nos meninos, em geral, por volta dos 10 anos e as transformações vão aparecendo nos anos seguintes. Cada um tem seu ritmo próprio. Assim, seu corpo pode ter começado a se modificar um pouco antes dos seus amigos. Sem nenhum problema.
Pêlos no corpo e em volta do pênis, aumento do tamanho do pênis e dos testículos, aumento da massa muscular, crescimento acelerado, espinhas, pele mais oleosa, suor com cheiro mais forte são sinais dessa fase da vida.
E nessa fase é natural que você sinta mais tesão e tenha vontade de se masturbar.
O homem e a mulher se masturbam desde que o mundo é mundo e nem por isso a espécie humana teve algum problema para continuar a crescer.
A masturbação faz parte de um aprendizado que vai ajudar você a ter uma vida sexual mais feliz e satisfatória no futuro.
Portanto, os pêlos não apareceram por causa da masturbação. Os pêlos e o tesão estão aí por que você está crescendo.
Tirando sua última dúvida, a frequência com a qual você se masturba não vai trazer qualquer problema. Não há uma limite exato de quantas vezes por dia alguém pode se masturbar.
Dica final: viver sem culpa essa fase da sua vida pode ser uma das chaves para que você perceba que tesão e sexo são coisas muito boas que acontecem na vida da gente.

Texto Anterior: Enquete marcou pesquisadores
Próximo Texto: Livro ensina a 'enlouquecer' professores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.