São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a cronologia do conflito

out.1991 - O general Djokhar Dudaiev vence as eleições presidenciais e declara a independência da Tchetchênia.
nov.1991 - O presidente russo, Boris Ieltsin, declara estado de emergência na região e manda tropas para Grozni, a capital da Tchetchênia.
dez.1994 - Tropas russas invadem a Tchetchênia.
mar.1995 - Dudaiev ameaça atacar a Rússia.
jun.1995 - A Rússia ordena o fim das operações militares na Tchetchênia.
jul.1995 - Negociadores assinam acordo para o desarmamento gradual dos rebeldes em troca da retirada parcial das tropas russas e a extensão do cessar-fogo.
nov.1995 - Dudaiev alerta a Rússia de que a decisão de fazer eleições para a liderança tchetchena pode provocar mais violência.
dez.1995 - O candidato pró-Rússia vence a eleição na Tchetchênia. Os conflitos continuam.
fev.1996 - Em campanha para a reeleição, Ieltsin admite que a invasão da Tchetchênia "pode ter sido um erro". Ele diz que quer chegar a um acordo com os rebeldes.
mar.1996 - Os rebeldes lançam nova ofensiva a Grozni. Ieltsin diz que as lideranças russas aprovaram um plano de paz e promete dar detalhes no fim do mês.
31.mar.1996 - Ieltsin diz que as operações de combate na Tchetchênia terminariam à 0h de hoje e que as tropas iniciariam uma retirada passo a passo. Ele concorda negociar por intermediários com o líder rebelde Dudaiev.

Texto Anterior: Anunciado plano de paz tchetcheno
Próximo Texto: Europa decide hoje embargo a carne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.