São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Império durou cinco séculos

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

A Turquia que conhecemos emergiu da queda do Império Otomano, em 1918, e de um programa de modernizações levado a cabo por Mustafá Kemal (1881-1938), o Ataturk, ou "pai dos turcos".
Com parte do território no sudeste europeu e outra no centro-oeste da Ásia, esse país de muitas faces tem história atribulada.
Em nossos dias a Turquia participa das mais importantes organizações internacionais (vai até abrigar em junho a conferência da ONU sobre as cidades).
Mas também é acusada de desrespeito aos direitos humanos na guerra contra separatistas curdos -e os curdos são 20% dos seus 62,2 milhões de habitantes.
Nem assim deixa de ser meca mundial de turismo.
Passado
Antiga capital de impérios -bizantino, romano e otomano-, Istambul sempre esteve no epicentro dos episódios políticos.
Fundada pelos gregos no séc. 7º a.C., foi capturada pelos romanos (96 a.C.) e retomada por Constantino.
O período otomano começou em 1453, com a tomada de Istambul pelos turcos, e durou até o fim da 1ª Guerra (1914-1918).
Em 1920, o sultão Mohamed 6º aceitou os termos do Tratado de Sèvres, e Mustafá Kemal foi o militar nacionalista que liderou a reação.
Eleito presidente e primeiro-ministro, cuidou das operações militares na guerra greco-turca (1920-22). O tratado de paz foi assinado em 1923.
Após isso, as reformas de Kemal aboliram o califado e a poligamia, substituindo práticas legais islâmicas por outras de inspiração européia. As mulheres adquiriram direito de voto, e o país adotou calendário gregoriano e alfabeto romano.

Texto Anterior: Palácio de sultão exibe suntuosidade
Próximo Texto: Mesquitas levam ao "paraíso"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.